Copia que cola: a magia do Copy

 

O segredo do Copy, no Marketing Digital, é causar um impacto nas pessoas, que influencie a sua tomada de decisão. É, de fato, um jeito de escrever, utilizando algumas práticas especiais, que faz muita diferença na hora da conversão. Linguagem direta, gatilhos mentais e verbos de ação, por exemplo, são componentes perfeitos para um Copy.

Dessa maneira, em todo tipo de texto, mesmo que curto, a técnica cria um alto poder de convencimento. Seja em títulos, seja em assuntos de email, artigos para blog ou, ainda, legendas para redes sociais, aposte no Copy!

O Copy dentro do Marketing Digital

O Copy é, na verdade, um texto criado com a intenção de estimular uma ação em quem lê.  Isto é, fazer com que o leitor tome a decisão de agir em direção ao objetivo da estratégia. Assim, é um conjunto de técnicas de persuasão, utilizadas nos conteúdos, para que a pessoa execute a ação desejada.

Entretanto, a intenção oculta no Copy deve estar direcionada para um público específico e com objetivos bem estabelecidos. Ou seja, os mecanismos utilizados visam persuadir a sua persona e são baseadas em suas características e preferências. Por isso, para criar um Copy de resultados, esteja atento a essas práticas:

  • Foque na sua persona;
  • Use verbos de ação;
  • Trabalhe a palavra-chave;
  • Conheça bem o produto ou serviço que está oferecendo;
  • Incentive o leitor a resolver um problema;
  • Crie intimidade utilizando o pronome você;
  • Use voz ativa;
  • Vá direto ao ponto;
  • Utilize gatilhos mentais;
  • Revise, por favor!

Modelos de Copy

Existem alguns modelos de comunicação persuasiva que trazem ótimos resultados na captação de leads e nas conversões. São técnicas que contextualizam e potencializam as abordagens em textos e publicações.

AIDA

O modelo AIDA é um método usado pelo marketing, desde antes da internet, que foca especialmente no comportamento do consumidor. É, com efeito, a estrutura de Copy mais usada atualmente, no digital, para criar anúncios e posts.

As 4 etapas do modelo AIDA são:

  • Atenção (Attention) – chame a atenção do seu público, com uma promessa cativante.
  • Interesse (Interest) – mantenha o interesse, mostrando os benefícios da sua oferta.
  • Desejo (Desire) – desperte o desejo do consumidor, enfatizando as vantagens de adquirir o benefício com você.
  • Ação (Action) – apresente o próximo passo, isto é, a ação esperada, através de uma CTA.

FAB

O modelo de Copy FAB é fácil de aplicar e muito eficiente, quando o foco é um produto ou serviço. São três etapas:

  • Características (Features) – descreva as características especiais do produto ou serviço.
  • Vantagens (Advantages) – destaque as vantagens de seu produto, serviço ou promoção.
  • Benefícios (Benefits) – mostre como o seu produto ou serviço vai impactar a vida do seu cliente.

BAB

O modelo de Copy BAB é um dos mais fáceis de aplicar, para quem está começando. As três letras significam:

  • Antes (Before) – mostre e deixe claro um problema ou desejo que o seu público possui.
  • Depois (After) – simule uma situação onde o cliente resolve o problema, ou, ainda, faça com que o problema não exista mais.
  • Ponte (Brigde) – conecte o antes e o depois, encaminhando a pessoa à solução que você propõe.

PAS

O modelo de Copy PAS é uma maneira estratégica, embora bem simples, de construir um texto convincente. Basicamente, o conteúdo é dividido em três blocos:

  • Problema – Identifique um problema do seu público e o apresente na forma de uma pergunta ou uma suposição.
  • Agitação – explore o problema que propôs, torne-o ainda mais evidente, ou coloque-o dentro do contexto do leitor.
  • Solução – proponha uma solução ou mostre um caminho para resolver o problema.

4U’S

O modelo de Copy 4 U’S é um dos mais complicados de utilizar, embora seja muito poderoso, especialmente em Headlines. Os quatro Us são:

  • Útil – mostre a utilidade da sua solução ao leitor.
  • Urgente – crie um senso de urgência.
  • Único – apresente um benefício que seja único.
  • Ultra Específico – seja bem claro e direto ao ponto, em cada parte do conteúdo.

O diferencial do Copy, em relação a um texto comum, é a forma como é desenvolvido. Mais do que uma publicidade ou propaganda, é uma técnica aplicada dentro de um conteúdo, alinhado a uma campanha. Dessa maneira, não se trata apenas de vender um produto, serviço ou ideia, mas também de agregar valor ao cliente.

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