O que significa UX Design? O que é um projeto UX? Quem são e o que fazem os designers de UX? Quem é o especialista em UX?
Se você já teve alguma dessas dúvidas, esse texto é para você. Se ainda não teve, é ainda mais. UX significa User Experience, ou seja, trabalhar com a experiência do usuário.
Soou interessante? De fato, como a palavra final do consumidor é crucial para uma empresa, o assunto é mais do que pertinente. UX é uma área da comunicação que pretende transformar a interação do usuário com a marca em uma experiência inesquecível.
O que é o UX Design
UX Design é a arte de formatar soluções focadas no processo de interação com o usuário. Por isso, leva em consideração todos os aspectos que envolvem essa experiência. Ou seja, requer o conhecimento das emoções, preferências, crenças e percepções físicas e psicológicas do usuário em relação ao produto.
São informações em excesso para serem colocadas no design, sem que este fique sobrecarregado. Portanto, o desafio não é apenas criar um projeto atrativo, que satisfaça as expectativas e encaminhe na tomada de decisão. Todo esse processo deve, no final, resultar em uma experiência extraordinária.
Perfil dos profissionais envolvidos com o UX Design
UX design é uma habilidade, não é uma profissão. Profissionais especialistas na área devem possuir seis tipos de inteligência: visão, linguagem, orientação, memória, emoção e tomada de decisão.
Visão
Na maioria das vezes, o que o projetista vê não é a mesma coisa que o usuário enxerga. Ele deve, então, trocar de lugar e testar a interface, observando:
• Os elementos que mais chamam a atenção;
• O que capta os olhos na primeira visualização;
• Quais elementos os usuários buscam ao escanear a página;
• O fluxo visual de informação.
Linguagem
O projetista de UX deve perceber como a audiência lida com as informações sobre o produto. Portanto, é importante saber:
• O vocabulário do usuário;
• Que palavras ele usa para se referir ao produto;
• Os termos e tom de voz mais apropriados para a experiência.
Orientação
A arquitetura, a sinalização e o conteúdo definem como o usuário irá se deslocar. Para conseguir uma navegação clara, o designer deve identificar:
• Elementos que indiquem a posição atual;
• O caminho que o usuário espera percorrer;
• Se as interações do meio do caminho eram esperadas e se estão claras.
Memória
A memória se relaciona com modelos mentais de experiências conhecidas pelo usuário. Para isso, o designer deve intuir:
• Que modelos mentais possui o usuário do tipo de experiência que está sendo desenhada;
• Com o que o usuário relaciona o produto;
• Se o projeto utiliza padrões com os quais o usuário está familiarizado.
Emoção
Elementos da bagagem emocional dos usuários, os sentimentos, os medos, frustrações e hesitações influenciam na tomada de decisão. Portanto, é importante avaliar:
• Aquilo que vai emocionar e prender a atenção do visitante imediatamente;
• Como entregar valor e significado;
• Onde o produto toca nos objetivos e valores dos usuários.
Tomada de decisão
O UX design deve ajudar o usuário a tomar decisões durante a experiência. Sendo assim, o projetista deve se antecipar e prover a informação certa para incentivar o usuário a completar a ação. Isso requer conhecer:
• Que informações o usuário já tem e quais ele vai precisar na sequência;
• O caminho para as pequenas tomadas de decisão durante a experiência;
• Como definir o design para ajudar o usuário a se decidir por uma tomada de decisão final.
Porém, atrelada a uma boa experiência, o site ainda precisa de boas estratégias de vendas. Aí entra o Marketing Digital. Ou seja, UX design e Inbound Marketing devem funcionar juntos, para que os resultados apareçam. Afinal, o posicionamento das chamadas para ação (Call-to-action), a criação das Landing Pages e os formulários devem fechar as vendas.
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