A falta de higiene bucal adequada é uma das principais causas dos problemas bucais. De acordo com estudos científicos, existe uma correlação entre as bactérias da chamada ‘placa bacteriana bucal’ (resto de resíduas alimentares) e as cardiopatias (doenças cardíacas). Uma pessoa que não mantém a correta higienização da boca pode chegar a ter um acréscimo de cerca de 70% na possibilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, inclusive, aumentando o risco de infarto.

O diretor comercial da Uniodonto Uberlândia e cirurgião dentista, Dr. Gildésio de Resende Alvarenga, explica que a higienização inadequada dos dentes pode causar a gengivite, uma intensa inflamação na gengiva que facilita a proliferação de bactérias no interior da boca. “Com a proliferação, aumenta o risco das bactérias caírem na corrente sanguínea, ocasionando uma inflamação nas válvulas cardíacas”, explica Gildésio.

Estudos científicos ainda mostram que as toxinas da doença periodontal agem diretamente nas paredes dos vasos sanguíneos, alterando o metabolismo das gorduras no sangue, podendo provocar a ocorrência de trombose vascular, que antecede a ocorrência de problemas cardiovasculares.

Nosso corpo está interligado e a boca é o início do processo. Em 1 ml de saliva é possível encontrar cerca de 150 milhões de bactérias, que podem causar inflamações na gengiva (gengivite) ou no tecido que une os dentes ao osso (periodontite), podendo levar até mesmo à perda do dente.

Por isso, é importante manter uma higienização bucal eficiente, utilizando a escova adequada, fio dental e realizar uma visita periódica ao dentista.