Com o objetivo de atrair, reter e gerar receita, o marketing de conteúdo é uma iniciativa contemporânea 62% mais barata e 3 vezes mais eficiente que os meios tradicionais.
Profissionais de comunicação e marketing do mundo todo já fazem utilização desse tipo de conhecimento, mais adequado e atualizado que os anteriores quando o objetivo é o de reposicionar empresas e marcas em seus segmentos de atuaço.
Com o marketing de conteúdo, além de levar informação ao cliente, estabelece-se com ele uma relação na qual ele concede informações sobre si, propiciando a geração de perfis qualificados de possíveis clientes. Essa pluralidade de informações disponibilizadas ocasiona uma venda mais direcionada e certeira de seu produto ou serviço.
Para além do blog
O marketing de conteúdo não se reduz à ferramenta blog. Pelo contrário, esta é apenas mais uma das possibilidades quando o assunto são as ferramentas utilizadas para a veiculação de conteúdo.
Como aponta os dados publicados pelo site Rock Content, em conteúdo específico sobre este tema, pelo menos outras seis ferramentas figuram entre os profissionais de comunicação e marketing, como newsletters, vídeos, eventos, e-books, infográficos e estudos de caso.
É preciso explorá-las e todas as suas pontencialidades: e é esse o objetivo do marketing de conteúdo.
Conheça 5 Motivos para optar pelo marketing de conteúdo
1) Melhorar o relacionamento com os clientes: Na perspectiva do marketing de conteúdo, a venda é um processo, constituído por várias etapas. Tais fases colaboram para um aprofundamento da relação entre marca e cliente;
2) Dar visibilidade para sua marca: A sua marca deve estar bem posicionada no ambiente virtual caso queira prosperar, pois os concorrentes dela ocuparão todos os espaços possíveis e estarão posicionados no lugar da sua marca;
3) Aumentar o engajamento com a marca: Consumidores não querem se relacionar com marcas interesseiras, que só o procuram quando querem vender. Então, é preciso construir com ele uma relação de confiança, a partir da participação efetiva na vida do consumidor;
4) Aumentar as vendas: Tudo o que motiva a conclusão de uma venda é considerado marketing de conteúdo: imagens, vídeos, textos, e-books, etc. Portanto, aumentar as vendas significa investir nesse tipo de veiculação;
5) Trabalhar o pós-venda: Quem conhece a empresa e confia em seus serviços ou produtos, efetivarão outras compras. Portanto, é preciso se perguntar: por meio de quais estratégias e em quais canais a empresa mantém o contato com o cliente após a efetivação da venda?
Resultados positivos com o marketing de conteúdo
Pesquisa realizada pela Rock Content, no ano de 2016, com mais de 2.725 participantes de diversas indústrias e áreas de atuação do Brasil, sintetizada pelo site Resultados Digitais, mostram:
– Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 4x mais visitas e 5x mais Leads;
– Empresas que publicam conteúdo no blog têm 3,7x mais visitas;
– Empresas que publicam mais de 12 conteúdos por mês geram o dobro de tráfego em seu site;
– 50% das empresas brasileiras aumentaram os investimentos em Marketing de Conteúdo entre 2015 e 2016;
– 67% das organizações pretendem aumentar seus investimentos nisso em 2017;
– 74,8% das empresas afirmaram que o número de conteúdos publicados cresceu entre 2015 e 2016.
Quer saber mais sobre marketing de conteúdo? Faça o download do e-book “Marketing de Conteúdo Para Resultados”, preparado pela Resultados Digitais: http://materiais.resultadosdigitais.com.br/marketing-de-conteudo-ebook.
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