Quem não está presente no mundo digital perde a chance de se mostrar para grande parte do seu mercado. Afinal, quase 60% da população brasileira utiliza e tem internet em casa. Contudo, não basta apenas alimentar a página da sua empresa com mensagem de “bom dia” ou promoções feitas às pressas, sem planejamento prévio e metas estabelecidas.É preciso conhecer seu público para entender o que ele precisa e, só assim, poder produzir conteúdosassertivos.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com brasileiros que tem acesso à internet,nove de cada dez consumidores assumem o hábito de fazer pesquisas online antes de efetivar a compra.Ter um site que possui conteúdos de referência atrai mais visitantes e, portanto, dá mais visibilidade à sua empresa. Para conseguir isso, é necessário entender e trabalhar corretamente as estratégias de marketing digital.

O que Inbound Marketing?

Inbound Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair consumidores para o site da empresa por meio de conteúdos informativos e relevantes para seu público. Com isso, conquista sua confiança e o visitante torna-se um lead e, por fim, um cliente de sua empresa.

Para isso, o inbound marketing usa dois conceitos importantes: funil de venda e jornada do consumidor. O primeiro diz respeito ao estágio de venda que seu consumidor está. Ele é dividido em: topo (visitantes com poucos conhecimentos seu produto ou serviço), meio (possui mais informações e já está no estágio de consideração de compra) e fim (o lead já é ou está prestes a se tornar um cliente).

Uma vez que se conhece o estágio de compra em que seu consumidor está, é necessário saber quais estratégias e ações devem ser usadas em cada momento para converter o visitante em cliente. Assim, a jornada do consumidor atua como complemento do funil de vendas. A jornada é composta por quatro estágios: atrair, converter, fechar, fidelizar.

Com estes dois conceitos bases, é possível entender e construir uma estratégia de inbound marketing capaz de atrair novos visitantes às plataformas digitais de sua empresa e convertê-los a clientes fiéis. Mas, como dar os primeiros passos para aplicar o inbound marketing?

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