O Inbound Marketing vem sendo praticado a algum tempo, surgiu nos Estados Unidos e se popularizou a partir de 2009. Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound é uma estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas através de três pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégias em Redes Sociais. Diferente do Marketing Tradicional que corre atrás das pessoas, o Inbound Marketing cria e compartilha conteúdos voltados para um público-alvo específico.

Como funciona o Inbound Marketing?

O funil de vendas é uma etapa muito importante no Inbound Marketing. Esse funil representa todo o processo de decisão do cliente, desde o momento da busca até a compra final. Como um funil de verdade, o topo é onde há uma maior concentração do público. De acordo com uma pesquisa da Rock Content sobre Inbound Marketing, 80% da produção de conteúdo deve ser voltada para essa etapa, já os outros 20% se divide entre o meio e o fim do funil. As três etapas do funil são:

• Topo: nessa etapa a pessoa ainda está tentando entender melhor o problema. É considerado um estágio de aprendizado e descobertas. É importante saber que nessa etapa não se deve mencionar o seu produto ou serviço oferecido.

• Meio: já nesta etapa trabalha-se as considerações e intenções do público. O cliente ainda não está pronto para comprar o seu produto, mas pode haver um grande passo nessa fase e a principal forma de fazer isso é através do conteúdo.

• Fundo: chegando na parte final do funil é importante estreitar ainda mais a relação com o cliente para que ele saiba que está em boas mãos e assim finalize a compra.

Decidida a jornada do cliente, é importante saber como aplicar o processo do Inbound Marketing, que se divide em algumas etapas: atrair; converter; relacionar, vender e analisar.

• Atração: a primeira regra é atrair visitantes por meio de conteúdos relevantes, mas não se deve atrair muitos visitantes e sim os visitantes certos. Esse processo pode resultar em uma venda futura. Essa atração pode ser feita de diversas formas: blog, marketing de conteúdo, site, mídias sociais e SEO.

• Conversão: depois de atrair visitantes regulares é preciso convertê-los, ou seja, os indivíduos devem oferecer seus dados pessoais (onde serão armazenados em um banco de dados) em troca de conteúdos que para ele faça sentido, como: e-books, planilhas, materiais educativos, dentre outros.

• Relacionamento: esse processo deve ser permanente e para mantê-lo algumas estratégias são indispensáveis a fim de nutrir a relação da empresa com o cliente, como: e-mail marketing, e-mail promocional, newsletter, entre outros.

• Venda: é preciso analisar quem está em cada estágio e fechar a venda;

• Analisar/Encantar: o processo não termina depois de fechar a venda. Avaliar e monitorar os resultados é fundamental. Além disso, é importante encantar o cliente para que ele se torne um promotor da marca e atraia mais clientes.

Empresas que conseguiram superar os desafios:

Se a dificuldade da sua empresa for encontrar clientes, apresentar produtos de qualidade e manter um relacionamento virtual com o público-alvo o Inbound Marketing pode ser uma ótima estratégia de comunicação. Muitas empresas já conseguiram aumentar suas vendas através do Inbound, como a Starbucks que é uma das maiores redes de café do mundo. Através dessa estratégia a marca passou a focar mais no atendimento do público através das redes sociais. Como essa, outras marcas também conseguiram utilizar o Inbound Marketing, como mostra a matéria publicada no portal Profissas.

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