Surgido nos Estados Unidos e se popularizando desde 2009, o inbound marketing tem sido utilizado por diferentes empresas para conquistar novos clientes, gerar mais vendas e reforçar marcas e empresas perante seus clientes. O significado de inbound marketing, a partir de uma tradução literal é “marketing de atração”. Diferencia-se do marketing tradicional (outbound) porque é uma técnica de estímulo que propicia a procura da empresa pelos clientes e, não, o contrário. As ações desse tipo de abordagem são pensadas com a finalidade de atrair o cliente em potencial e estabelecer com ele uma relação personalizada, através de conteúdos específicos, direcionados e autorais.

As etapas do inbound marketing

Primeiro, o inbound marketing atrai o cliente em potencial. Após, o convence da importância de determinado produto a partir de uma relação focada em seus anseios. Em seguida, vende a marca ou o produto. Por último, propõe-se a analisar o processo estabelecido.

Podemos elencar como etapas do marketing de atração, então: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. O site Resultados Digitais veicula conteúdo aprofundado sobre tais etapas.

Atraindo o seu cliente em potencial

Atrair os clientes em potencial pode ser muito simples com o inbound marketing, já que ele estabelece a produção de conteúdos dignos da atenção dos prováveis clientes: não se gasta energia procurando pessoas que possam se interessar pelo que a empresa oferece, mas atrai-se de modo espontâneo, resultando em um público engajado e realmente interessado em consumir o produto. Essa atração é feita de diversas formas: por meio de blog, rankeamento adequado de conteúdo, links patrocinados e redes sociais.

Convertendo o seu cliente

Depois de atraídos, os clientes em potencial necessitam ser convertidos: ou seja, o indivíduo oferecerá os seus dados pessoais (que serão qualificados em um banco de dados) em troca de algum conteúdo que para ele faça sentido (um ebook, um template, uma planilha, materiais educativos, dentre outros).

Relacionando-se

O terceiro passo para auxiliar na resolução de problemas de comunicação em sua empresa propiciado pelo inbound marketing é o relacionamento, que deve ser permanente, objetivo e focado no interesse do cliente em potencial. Algumas estratégias são essenciais neste processo de relação: o e-mail marketing, o e-mail promocional, a newsletter, etc. São essas estratégias que nutrirão a relação da empresa com o seu cliente em potencial que, nesta etapa, está sendo convencido da importância de seu serviço ou produto.

Vendendo o seu produto

Tendo atraído, convertido e se relacionado com o cliente, é chegada a hora de se vender o serviço ou produto. Existem técnicas e ferramentas particulares que visam à efetivação da venda, como o lead scoring, a inbound sales e o histórico de vendas do vendedor.

Analisando o seu processo

Cumpridas todas as etapas anteriores – atraindo o cliente em potencial, convertendo-o, relacionando-se com ele e vendendo o seu serviço ou produto – por fim, faz-se necessária uma análise cuidadosa do processo inbound. Geralmente, a análise é feita com softwares especializados, como o Google Analytics.

Empresas que aumentaram suas metas com o inbound

O inbound marketing pode ser uma ótima perspectiva de comunicação para a sua empresa se a dificuldade é encontrar clientes em potencial, apresentar produtos e ofertas e relacionar-se virtualmente com o público. Muitas empresas aumentaram as suas metas utilizando o inbound marketing, como demonstra matéria publicada no portal Profissas.

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