Mediar o relacionamento entre a imprensa e organizações é papel de um profissional específico: o assessor de imprensa. Esta especialidade é uma das atribuições da área de Relações Públicas, que atua basicamente na promoção e fortalecimento da imagem institucional a partir de técnicas jornalística. O relacionamento com produtores e editores de veículos de comunicação, sugerindo pautas e contribuindo com informações e fontes, é fundamental para o exercício da profissão. Mas, é apenas uma etapa do processo.
Antes disso, há o levantamento e planejamento de pautas, a captação de informações com pesquisas e entrevistas, a redação e aprovação de releases, para então se submeter propostas de veiculação. Depois, ainda há o relacionamento com a imprensa por meio de follow up, a marcação e acompanhamento de entrevistas, o clipping, para só então o job ser fechado e gerar um relatório. Em todos estas etapas, se houver parceria com o empresário contratante do serviço, a atividade terá mais alcance e qualidade.
A seguir, te indicamos boas condutas para que o esforço de pautar a imprensa seja bem sucedido. Confira!
6 dicas para otimizar a assessoria de imprensa
1- Compreenda a natureza da AI
Antes de contratar o serviço de assessoria de imprensa, o empresário precisa ter em mente que não se trata de um investimento em marketing, mas da contribuição – com informações, análises e fatos – para a construção de notícias acerca da área de atuação da empresa ou entidade assessorada. “É fundamental compreender que notícia não é propaganda nem publicidade, é informação útil, que interessa ao bem comum e atende ao interesse público. O objetivo da notícia não é vender produto ou serviço, mas prestar serviço de informação relevante para a sociedade e mercado.” Sebrae
2- Escute o especialista
Entre as habilidades a serem desenvolvidas por empresários, que atuam quase exclusivamente na administração do negócio, está uma visão de comunicação, ou seja, a compreensão do modus operandi dos veículos de imprensa e da abordagem de assessoria de imprensa. Uma atitude fundamental nesse sentido é a abertura para escutar o profissional especializado que contratou para desempenhar este papel. O assessor de imprensa tem vivência e habilidades técnicas para orientar a melhor solução de comunicação para cada situação e, se reduz seu artigo de três páginas a três parágrafos, confie, pois sabe o que está fazendo.
3- Faça planejamento
Situações inesperadas, que fogem ao controle, sempre vão ocorrer, entre elas, as temidas crises, que podem abalar a imagem de uma empresa ou instituição. Mas a equipe de assessoria de imprensa perderá menos tempo e energia para responder a essas situações quando todas as demais são planejadas. E a projeção de ações de comunicação em curto, médio e longo prazo são mais assertivas quando está alinhada ao planejamento do cliente. Portanto, definir estratégias e táticas para se alcançar objetivos e metas não é importante somente para a saúde financeira da organização, mas também para fortalecer e nutrir a sua imagem.
4- Informe dados
Se o empresário espera resultados relevantes da assessoria de imprensa, é preciso ter em mente que deverá abrir números e dados relativos à sua operação, desde que não sejam estratégicos. A imprensa se alimenta de pautas factuais. Datas comemorativas, valores e eventos nem sempre atraem a atenção de produtores e editores. Não quer dizer que o cliente vai abrir o faturamento, mas apresentar dados consolidados. Para agregar valor a informações desta natureza, é possível inclusive negociar entrevistas exclusivas em momentos estratégicos, junto a veículos relevantes para o público da empresa.
5- Ofereça fontes
A humanização é um dos valores mais importantes do jornalismo, sobretudo, em pautas das áreas de comportamento, economia, política e cotidiano, pois evidenciam como dada situação se manifesta em determinado local, dando cara e voz a tendências, pesquisas, análises, entre outros. Por exemplo, mais do que apresentar dados que comprovem que a violência cresceu no último mês em Uberlândia, a imprensa apresenta o relato de pessoas que foram vítimas de episódios de violência na cidade no período. Então, facilitar este trabalho, indicando “personagens” e outras fontes para a imprensa contribui para fortalecer a relação com produtores de veículos de imprensa, tornando as pautas viáveis.
6- Seja ágil nos retornos
Em assessoria de imprensa, todas as demandas são para ontem, porque este é o timing dos veículos de comunicação. Sobretudo, no caso das assessorias passivas, quando a empresa é procurada como fonte por produtores de jornais, as respostas devem ser ágeis e objetivas. Importante, por exemplo, definir quem são os porta-vozes oficiais da empresa ou instituição. Mas, a rapidez no retorno de informações e aprovações também é importante em pautas planejadas, já estes procedimentos são apenas etapas de um processo mais longo, que começa na definição da pauta e termina na veiculação da matéria pelos veículos jornalísticos.
Está mais alinhado com a ideia da assessoria de imprensa? Se você se interessou pela atividade e quer mais dicas e informações a respeito, siga no nosso blog!
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