A primeira impressão é que o trabalho da assessoria de imprensa é simples: é só inserir o cliente nos meios de divulgação e promover sua imagem. Porém, como isso é feito é algo maior e bem mais complexo.

Atualmente, possuímos diversos meios pelos quais as informações são propagadas e uma alternativa para empresas de comunicação é se adequar a cada um desses meios para conseguir melhores publicações de seus clientes. Abaixo, poderão ter ideia de como funciona cada veículo e como escrever um material, que chamamos de release, pensando em cada um deles.

Jornais e Revistas

Ao escrever um release voltado a um veículo impresso, o assessor precisa, primeiramente, saber qual o público desse jornal ou revista e onde é veiculado. Além disso, é importante que o texto seja completo, quanto mais informações o release possuir, maior a possibilidade de conseguir que o material seja utilizado pelo veículo. O conteúdo deve conter informações suficientes para que o redator escreva a matéria, mas é importante também que o texto induza o jornalista a entrevistar seu cliente, até mesmo para conseguir falas oficiais, que são excelentes para dar credibilidade ao conteúdo.

Rádio

                                                                                                         

O rádio gera interatividade, seus conteúdos precisam ser claros e objetivos. O locutor precisa apresentar em tom de conversa, como se estivesse falando para um único ouvinte.

Pensando em assessoria de imprensa, é importante saber, primeiramente, se o cliente está disposto a dar entrevista para a rádio e saber o que deseja divulgar. A ideia é divulgar algo novo? É um convite para um evento gratuito? Caso precise de entrevista, o cliente fala bem? Todas essas questões precisam ser pensadas antes de escrever para o rádio.

 

Televisão

                                                 

Ao contrário do rádio, a TV necessita de imagem e, se o assunto não for visual, é bem provável que ele não irá ganhar esse espaço. Os telejornais são construídos, basicamente de: reportagens, notas secas (sem imagens) e notas cobertas (com imagens) e o release, precisa ser pensado nesses três pilares.

No texto destinado à TV, o que precisa saltar aos olhos do produtor e consequentemente do repórter são as imagens que eles podem conseguir e as pessoas que conseguem entrevistar.

 

Web

                                                            

Nesse universo aparentemente imensurável, cabe de tudo. Todos os três meios acima citados entram na web, logo, escrever para portais de notícias online pode parecer mais fácil. Mas não é bem assim, como o fluxo de informações nesse espaço é muito grande e veloz, é importante que a assessoria de imprensa trabalhe com textos objetivos ao mesmo tempo que dominem o assunto.

Muitas vezes, um veículo vai copiar e colar o release, publicando ele palavra por palavra. E pensando nisso o material já deve sair da assessoria claro e atraente. Essa é, muitas vezes a chance da assessoria publicar o material de seu cliente da melhor forma possível.

Outra coisa muito importante na escrita para Web, ela permite hiperlinks, e usa-los de forma inteligente fornece ao texto credibilidade como, por exemplo, links que indicam que dados foram tirados de grandes centros de pesquisa e fontes oficiais. Por fim, como dito no começo, o Web espaço permite tudo, um texto bem ilustrado, com gráficos e imagens relacionadas ao tema é ótimo para fornecer engajamento e fluidez na leitura.

Para quem vive o dia a dia de uma assessoria de imprensa pode parecer absurdo dedicar um tempo fazendo esse estudo sobre como escrever um release diferente para cada meio de comunicação. Mas o resultado final pode ser bem mais interessante uma vez que, com o destino correto de cada material as chances do cliente ser divulgado são bem maiores.

Uma dica é, criar um material completo para ser divulgados para Web e, a partir dele, fragmentar outros materiais para os outros meios de comunicação.