Mesmo que você não trabalhe com comunicação ou vendas, se mora em um centro urbano, já deve ter ouvido falar sobre Marketing Digital. A onda que tem crescido dentro do mercado comunicacional se deparou recentemente com um grande desafio: o mercado rural.
Antes do avanço da internet as empresas de produtos rurais chegavam aos produtores de duas formas: ou pela televisão, com propagandas de seus produtos; ou via fornecedores, com vendedores que transitavam entre as fazendas, batendo de porta em porta. Ambos caros para produzir e sem certeza de resultados.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A) mostrou que, no fim da década de 90, somente 3% dos empresários rurais e produtores acessavam a web. Em 10 anos, saltou para 40%, sendo que, destes, 92% já estão conectados às redes sociais. Além disso, a pesquisa mostra, também, que a tendência é que esse número aumente cada vez mais.
O computador e tantas outras novas tecnologias conquistaram produtores e empresários do setor agrícola e eles já perceberam que, sem a internet, perde-se dinheiro, mercado e informações importantes. Dentro do cenário atual, que demanda mais eficiência na tomada de decisão de aquisição de produtos e serviços, a internet é uma rede útil para o produtor rural e serve como ferramenta de busca para encontrar parceiros, negócios, cotações, condições climáticas e, claro, notícias deste ambiente. Portanto, quem investe na comunicação e disponibiliza informações se consolida e ganha espaço.
A pesquisa da ABMR&A mostrou, também, que, dos produtores que usam redes sociais, 93% usam o Facebook. Além disso, 51% possuem celular com acesso à internet e faz uso do aparelho tanto para uso pessoal quanto para gestão relacionada à produção rural.
Com base nesses dados, é possível traçar planos de comunicação voltados para o produtor rural de modo que o serviço ou produto do cliente chegue a ele por esses meios de comunicação que estão em ascensão na área.
Usando o exemplo acima, uma boa estratégia é usar o impulsionamento no Facebook, permitindo que a equipe de comunicação atinja determinada localidade e público alvo da melhor forma possível.
É importante lembrar que, empresas que trabalham com o setor agro, geralmente são grandes empresas e possuem muito conteúdo. Nesse caso, o ideal é que a página do Facebook tenha “pontes” que levem o produtor a ter interesse em saber mais sobre a empresa dentro do seu site.
Outro ponto importante a ser destacado para a conquista de novos possíveis clientes via redes sociais é o diálogo. Se, de acordo com a pesquisa, o maior contato do produtor rural com a internet se dá via Facebook e se lembrarmos que essa rede social possui chat para conversa, nada mais útil do que disponibilizar uma pessoa para conversar com o produtor.
Além de ser uma ótima ferramenta para estreitar o laço entre empresa e cliente, nesse chat a empresa tem mais informações sobre os possíveis clientes, região de alcance, perfil das propriedades rurais e outros. Se não for possível trabalhar com esse chat, a página precisa, pelo menos, disponibilizar números de telefones para contato.
Todo esse processo para chegar ao produtor rural usando uma rede social é o caminho que o Marketing Digital tem traçado para inovar na área, mesmo assim não se pode esquecer que uma boa parcela dos produtores rurais ainda não possui acesso à internet e os veículos ditos tradicionais ainda são os principais meios de vendas nesses casos.
Além disso, voltando ao digital, deve-se lembrar que, apesar da grande maioria dos produtores fazer uso do Facebook, o Instagram e e-mail também são ferramentas que precisam ser melhor exploradas, tanto para aumentar a presença da empresa no meio digital, quanto para conquistar mais clientes.
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