A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada em 2018, trouxe muitas mudanças para o dia a dia do Marketing Digital. Então, como captar clientes, respeitando seus direitos a privacidade?
A LGPD
Antes de falarmos sobre as formas de captação de cliente, precisamos entender melhor a LGPD. A lei, que chegou ao Brasil somente em 2018, já era amplamente discutida na Europa e em outros países. A proteção de dados está muito ligada a vários aspectos do marketing digital, sendo o principal deles o armazenamento de cookies.
Mas o que diz a LGPD? Segundo o texto, a lei fala sobre: o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
Em outras palavras, ela trabalha o direito do indivíduo a ter acesso a privacidade e liberdade. Sites e redes utilizam dados de pesquisa, áudios, curtidas, comentários, em resumo, tudo o que você faz neles, para adaptar o tipo de conteúdo que você verá. Com isso, há uma quebra de liberdade de escolha e até mesmo de expressão.
Na sua empresa
Os cuidados que as empresas devem tomar ao trabalhar os dados dos clientes precisam ser redobrados. As multas para as empresas que violam a LGPD podem ser muito altas. Então fica uma pergunta: como prospectar clientes e ao mesmo tempo não transgredir nenhuma lei?
A resposta para essa pergunta é simples:
- Entenda como funciona a LGPD;
- Treine seus funcionários para que eles saibam como aumentar a confiança do cliente na empresa e, assim, conseguirem os seus dados;
- Procure adequar os documentos de forma clara e objetiva, para que eles possam garantir a permissão do uso de dados dos clientes e indicados.
Captação e prospecção de clientes
O ponto principal é a criação de confiança na relação com o cliente, para isso é necessário um pequeno investimento. Esse investimento deve ser feito em tecnologia ou através de empresas terceirizadas que garantem a segurança de bancos de dados. Além da confiança, também é necessário clareza. Explicar para o cliente o motivo e condições de uso de seus dados transmite confiabilidade.
Deixar sempre claro para o cliente que ele está autorizando o uso de seus dados para newsletter, email marketing, SMS e outros. Esta atitude não só esclarece a situação para o cliente, como garante segurança para a empresa. O foco é transparência para oferecer confiança. Assim, todos os cadastros feitos nos sites ou redes de sua empresa devem conter uma caixa desmarcada, para que o seu cliente permita o uso de seus dados e cookies.
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