Por Francine Naves
A presença da sua marca ou empresa na internet é essencial para se posicionar diante do mercado e do seu público-alvo. Opções de redes sociais para se trabalhar, de acordo com as necessidades do seu negócio, não faltam: Youtube, Instagram, Snapchat, Pinterest, LinkedIn, entre outras. No entanto, gerenciar uma página no Facebook é imprescindível para o seu negócio. Isso, porque a rede social é, atualmente, uma das mais acessadas pelos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo Opinion Box, 94% dos internautas possuem conta na rede.
Você já sabe como gerenciar uma página no Facebook de forma eficaz e profissional? Se ainda utiliza um perfil pessoal ou nem sabe o que é Facebook Business é possível que você ainda esteja cometendo alguns deslizes básicos que podem prejudicar o posicionamento da sua empresa na web.
Selecionamos os erros mais comuns ao gerenciar uma página no Facebook:
1.Postagens não condizentes com seu produto ou setor de atuação
Atire a primeira pedra quem nunca publicou a primeira imagem de uma pesquisa no Google só para não deixar a página parada. Brincadeiras à parte, a frequência de postagens é, de fato, essencial para manter o alcance orgânico, ou seja, o número de usuários únicos que vêem o seu conteúdo no feed de notícias sem que você precise pagar por isso. Porém, não basta ser publicações aleatórias, o conteúdo deve ser relevante para os seguidores da página para gerar interação e engajamento.
Quando você conhece seu público fica mais fácil entender quais informações são importantes para ele. Uma dica é se colocar no lugar do consumidor e pensar: “O que me faz seguir a página de uma empresa? Quero saber mais sobre seus produtos/serviços ou ver mensagens não relacionadas?”. Assim é possível planejar os tipos e assuntos de posts de forma mais assertiva.
2. Não ter conteúdo original
Seguindo a linha do tópico anterior, o Facebook preza por algumas características no algoritmo do alcance orgânico como engajamento e originalidade. Isso significa que, quando você compartilha uma imagem de outra página, aquele post irá alcançar menos feeds de notícias, pois o Facebook entende que aquele conteúdo não é seu.
Postar links externos de site de notícias e até vídeos no Youtube também é considerado compartilhamento. Uma dica para driblar esta regra é colocar o link na descrição de uma foto para que o internauta possa clicar. No caso do vídeo, faça o carregamento do arquivo no Facebook e, assim, você também poderá ver as estatísticas de visualização.
Este critério do Facebook é uma ótima oportunidade para consolidar a identidade visual da sua marca na internet. Na hora de produzir artes e vídeos de acordo com os interesses do seu público, lembre-se de sempre colocar o logo da empresa nas artes e vídeos produzidos por você.
3. Linguagem inadequada
Ainda há muitas dúvidas sobre como deve ser a linguagem nas redes sociais. Afinal, o Facebook é um espaço informal de interação, certo? Contudo, não significa que a boa gramática, ortografia e bom senso devem ser esquecidos. Um erro comum é o excesso no uso de pontuação. Qual é a sensação que várias exclamações ou interrogações em uma frase passa para o usuário? Exagero, inquietação e, em alguns casos, até falta de educação. Assim como o uso de caixa alta (letras maiúsculas) denota agressividade. Por isso, evite tais exageros.
E as gírias e memes, podem ou não serem usados? Primeiro, é preciso entender que a linguagem da página deve estar em sintonia com seu público e empresa. Se os seguidores da sua fanpage são em maioria jovens, por exemplo, é interessante se apropriar das expressões e brincadeiras utilizadas por seu público. Mas tudo deve ser feito com muito bom senso e respeito.
4. Não olhar as notificações
Uma das métricas mais relevantes no Facebook é o engajamento, seja na forma de curtida, compartilhamento ou comentários. Se a sua página tem bastante interação, você está conseguindo ter um bom alcance e conteúdo instigante. Por isso, é imprescindível acompanhar sempre as notificações recebidas e suas mensagens na caixa de entrada.
A ferramenta é conhecida por facilitar a comunicação, por isso, de nada vale tanto engajamento se você não sabe aproveitá-lo. Não é preciso estar todo o tempo à disposição para responder mensagens (por mais que os seguidores possam pensar isso). O importante é ter alguém responsável por isso, pelo menos, no horário de funcionamento da empresa e responder em até 24 horas.
Interagir nos comentários, avaliações e seções públicas na página também é importante pois mostra que a página não vive de postagens automatizadas e está de olho na opinião dos seguidores. E isso se torna ainda mais importante quando há críticas negativas. Responder rápido e educadamente mostra ao público que a empresa está aberta a sugestões e focada no consumidor.
E quais desses deslizes você já cometeu e agora não irá se repetir? Comente nosso post e mande para seu amigo que ainda precisa dessas dicas para gerenciar uma página no Facebook 😉
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