CTA, sigla para Call-to-action, é uma chamada, em texto ou imagem, para que o leitor execute uma ação. Ao entender o que é CTA, você terá em mãos uma ferramenta poderosa para direcionamento do seu lead.

Afinal, levar o visitante a um próximo passo no funil de vendas é fundamental para o Marketing Digital. CTA, nesse sentido, é aquela seta brilhante que indica o caminho.

Entenda o que é CTA e comande a ação

Existem diversos tipos de Call-to-action, entretanto, a mais eficaz é uma frase ou expressão turbinada com um link. Dessa forma, consegue-se direcionar o leitor para um outro post, para uma landing page ou para a página de vendas.

Porém, as CTAs podem estar em qualquer lugar e trazer bons resultados, como:

Home ou páginas do Site

Insira uma CTA direto na home do seu site, ou em uma página, ou até em todas. Dessa forma, por onde passar, o visitante será convidado para o objetivo do seu negócio.

Ex.: <Inscreva-se no curso!> ou <Assine a nossa newsletter!>

Redes Sociais

Nas redes sociais, utilize uma CTA  para gerar engajamento na própria publicaão. Além disso, a descrição pode conter links para um próximo estágio do funil de vendas.

Ex.: <Curta e compartilhe com os seus amigos!>

Email Marketing

O Email é o melhor lugar para qualificar um lead. Provoque ações através de CTAs para o seu produto ou serviço.

Ex.: <Confira essas dicas de presentes para encantar a sua mãe nesse dia especial!>

Posts no blog

Os artigos do blog atraem visitantes para consumir conteúdo e podem chamar para outro artigo ou para outra etapa. De acordo com uma estratégia definida, podem levar o lead até o fundo do funil, ou seja, para as vendas. Por isso, alinhe as calls-to-action com os objetivos de cada etapa.

Ex.: <Clique aqui e contrate online o seu melhor plano odontológico!>

Anúncios

Os anúncios de campanhas pagas são curtos, mas devem conter CTAs para potencializar sua efetividade.

Ex.: <Clique aqui e compre agora!>

Vídeos

Os vídeos são, com efeito, uma boa oportunidade de entender o que é CTA. Não apenas pode estar no texto de descrição, como também em uma sugestão dentro do vídeo.

Ex.: <Para realizar uma doação, basta clicar no link da descrição!>

Materiais específicos

Em ebooks e outros formatos de materiais ricos, é possível inserir CTAs e links para auxiliar nas estratégias do negócio.

Ex.: <Acesse o nosso blog e saiba mais sobre o assunto!>

O que é CTA para a estratégia de marketing digital

As CTAs ajudam a aumentar o tráfego e as taxas de conversão, de leads ou de vendas. Através dessa ferramenta, é possível coletar informações do usuário, além de acompanhar sua jornada dentro do funil de vendas.

O funil de vendas é um modelo estratégico, dividido em três etapas (topo, meio e fundo). Ele representa, dessa maneira, em qual parte do processo de compras o cliente está. Essas fases também são conhecidas como:

  • Descoberta e aprendizado;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração de solução e decisão.

Chamada para a ação

Para extrair os melhores resultados com uma CTA, dentro do seu planejamento de marketing digital, é importante saber:

  • Em que estágio está o visitante, dentro do Funil de Vendas;
  • Qual é a persona para a qual a CTA será mostrada;
  • O nível de conhecimento da persona sobre a sua atividade;
  • O melhor formato para alcançar o objetivo (texto, imagem, botão, banner);
  • A finalidade da CTA, naquele momento.

As chamadas para a ação devem usar preferencialmente verbos no imperativo. Ou seja, convocar para um movimento, a partir de uma instrução bem elaborada, inserida no lugar adequado e no momento oportuno.

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