Como escolher palavras-chave é o principal segredo de qualquer campanha de marketing online. De fato, elas são fundamentais para fazer com que o conteúdo seja visto e, mesmo, compartilhado e curtido.
Para as empresas, o que importa é aumentar leads e converter em clientes, isto é, vender. Mas, na Internet, existem estratégias necessárias para sedimentar o caminho que leva a esse objetivo.
A mais importante, nesse momento, é o Marketing de Conteúdo.

Como escolher palavras-chave que pontuam o conteúdo

Por infinitas razões já publicadas aqui no blog, produzir conteúdo é essencial na Internet. Entretanto, depois de pronto, ele deve ser encontrado. Já falamos também sobre as práticas de SEO que ajudam um conteúdo a ranquear no Google.

Contudo, agora é importante saber como escolher palavras-chave relevantes para os mecanismos de busca. Afinal, esse é o primeiro e mais importante item da lista de técnicas de SEO.
A palavra-chave, ou keyword, deve não apenas ser objeto de interesse do público, como também levar em conta a concorrência.

Descobrindo como escolher palavras-chave ideais para atrair o público-alvo

A pesquisa de palavras-chave depende do quanto o produtor de conteúdo conhece da sua audiência. Com efeito, esse conhecimento permite encontrar termos mais específicos e, ao mesmo tempo, interessantes.

Por isso, uma boa dica é começar com uma sessão de brainstorming baseado no negócio, no objetivo e no cliente. Em seguida, passar o resultado por uma peneira, usando ferramentas de keyword, como o Google Ads.

Finalmente, é hora de avaliar se a palavra-chave escolhida ajuda a solucionar problemas. Afinal, o Google também avalia o quanto o conteúdo contribui para encontrar respostas e responde a dúvidas.

Como escolher palavras-chave certas para um nicho

Depois de todo esse processo inicial, chegou o momento de avaliar o nicho de mercado. A palavra-chave está relacionada com o assunto tratado no site?

Nesse sentido, alguns parâmetros devem ser observados:
Volume de Busca
O volume de busca é a quantidade de vezes que aquela palavra-chave é utilizada para pesquisar determinado conteúdo.

Dificuldade de Rankeamento
Se uma palavra-chave tem um volume de pesquisa grande, por analogia deve haver também muita concorrência por esta palavra. Por isso, o fator rankeamento deve ser considerado.

Persona
Conhecer a persona e entender suas dificuldades é fundamental. Dessa forma, é possível selecionar os melhores termos que serão trabalhados.

Custo Por Clique (CPC)
É o valor que cada clique no anúncio vai custar na campanha.

Concorrência
Pesquisar, analisar e conhecer a concorrência é a melhor forma de ganhar tempo e definir a direção da pesquisa.

Intenção de Compra da Palavra-chave
Não adianta possuir um tráfego imenso, se não serve para converter em vendas. Por esse motivo, a análise deve considerar o potencial de intenção de compra da keyword.

Head Tail x Long Tail
Head Tail – As palavras-chave Cauda Curta são compostas por uma ou duas palavras que abrangem todo um assunto.
Long Tail – O tipo Cauda Longa serve para que alcançar um público selecionado, ou seja, mais centrado em um assunto específico.

Erros comuns na escolha de palavras-chave
  • Utilizar palavras-chave irrelevantes;
  • Escolher apenas palavras-chave short tail, ou de cauda curta;
  • Focar em palavras-chave extremamente específicas;
  • Ignorar as tendências de pesquisas.
Como escolher palavras-chave para pesquisa por voz

Como já mostramos em outro artigo, a pesquisa por voz é uma tendência bem quente. Portanto, é bom já começar a dar importância a algumas particularidades dessa modalidade de pesquisa:

Palavras-chave de pergunta – as consultas de pesquisa por voz contêm palavras como, por exemplo, o que, quando, por que, como e onde.

Palavras-chave de cauda longa – as pessoas seguem esse tipo de keyword ao usar a pesquisa por voz, em geral, que completa uma pergunta.

Palavras de preenchimento – pronomes, preposições e artigos servem para tornar a consulta mais conversacional e humana, tais como eu, o, do, no, para.

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