Um das palestras mais interessantes do Hostel by RD Summit foi sobre o TikTok. Sim, ele mesmo, o app das dancinhas. Porém, os destaques foram a mudança na faixa etária dos usuários do aplicativo e as oportunidades de negócio. A idade do público variava entre 16 e 24 anos, mas, na pandemia, alcançou a faixa dos 30 anos.
No Brasil, o TikTok se consagrou em 2020, trazendo adolescentes, influencers e youtubers para dentro da plataforma. O aplicativo está entre os mais baixados no mundo e já influenciou até mesmo o poderoso Instagram. Dentre as modalidades de stories, o Insta conta agora com o Clipes, que é bem parecido com o TikTok.
Criando conteúdo para o TikTok
O TikTok é uma plataforma de vídeos curtos, de até 60 segundos, voltada para o entretenimento. Entretanto, muitas pessoas (e marcas) já perceberam o potencial de atração do humor e da liberdade de criação nos negócios. A diversão pode ser um caminho para divulgar a empresa de forma original.
Quanto mais os vídeos forem criativos e carregarem a personalidade da marca, maior a chance de serem compartilhados. Existem formatos comuns na plataforma que podem ser adaptados para criar conteúdo de marca.
Duetos – quando se faz uma repostagem de um vídeo de outro usuário, ao lado de um próprio, criando uma interação.
React – mostra uma reação a algum outro vídeo já postado.
Desafios – propostas que desafiam os outros usuários a reproduzir alguma ação, como uma coreografia, por exemplo.
Dublagens – vídeos onde uma pessoa dubla áudios de outros usuários ou músicas.
DIY – vídeos de Faça Você Mesmo (do it yoursel), onde é possível ensinar, dar dicas, mostrar exemplos.
Além disso, ainda existe a possibilidade de Crossover, pois o alcance dos vídeos do TikTok não se restringe à plataforma. Dessa maneira, um vídeo editado no TikTok pode ser compartilhado em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.
O algoritmo do TikTok
Vídeos criados no TikTok podem usar diversos efeitos e recursos para se tornarem criativos e divertidos. Na divulgação, a plataforma privilegia conteúdo de locais e pessoas próximas, com temas relacionados às preferências do usuário.
O algoritmo do aplicativo permite que qualquer vídeo, inclusive um caseiro, de baixa qualidade, possa se tornar viral.
Em primeiro lugar, no lançamento do conteúdo, ele é mostrado para, no máximo, 500 pessoas. Se aprovado no teste de engajamento, o vídeo passa a ser mostrado para até 50 mil pessoas.
Finalmente, caso faça sucesso, pode alcançar meio milhão de usuários ou toda a audiência.
O TikTok na estratégia de marketing
Dentro da plataforma não existe a opção de anúncios, como no Facebook e no Instagram. Porém, é possível criar uma hashtag para divulgação do produto ou da marca, dentro de um conteúdo. Essa hashtag pode ser patrocinada.
Para começar a incluir o TikTok dentro da estratégia, é interessante começar fazendo testes. Portanto, o primeiro passo é produzir algum conteúdo para conhecer a plataforma e verificar os resultados.
Mesmo que o público típico do TikTok seja jovem, algum dia ele estará em outro nicho. Se o objetivo da marca é perdurar no mercado, é um bom negócio começar educando no TikTok.
Para criar uma estratégia baseada na plataforma, seguem algumas dicas.
A base é o entretenimento
Mesmo que a empresa tenha características sóbrias, sempre existe uma forma de fazer um conteúdo mais leve e gerar engajamento.
A identificação aproxima o cliente da marca
O conteúdo para o TikTok deve ser enxuto, mas capaz de trazer ideias relevantes. Dessa maneira, a empresa pode criar cumplicidade e se posicionar na mente do cliente.
Nem sempre o melhor caminho é se expor
Uma solução que muitas marcas têm encontrado é utilizar influenciadores para encabeçarem sua divulgação no TikTok. Essa pode ser uma situação intermediária entre estar fora da plataforma e ter uma conta da empresa.
O TikTok é um fenômeno atual, especialmente entre os jovens. Portanto, não dá para simplesmente ignorar a plataforma. É mais uma opção para investir no engajamento do público, na visibilidade, no tráfego e no fortalecimento da marca.
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