Aplicar estratégia de CRM – Customer Relationship Management, significa interagir com os clientes e conhecer seus hábitos, sonhos e necessidades. É poder canalizar eventos, promoções e campanhas para a persona ideal da empresa. Em outras palavras, é maximizar as possibilidades de satisfazer as necessidades do consumidor e aumentar a chance de tornar o público fiel. O CRM engloba todo o marketing, processos de vendas e serviços ao cliente, buscando manter vantagens sobre a concorrência.

As práticas de CRM pretendem antecipar as necessidades e desejos do público alvo, viabilizando o sucesso das vendas e a fidelização do consumidor. Para isso, é necessário montar um banco de dados centralizado, com todas as informações possíveis sobre o cliente.

Essas informações valiosas são o grande trunfo da empresa, para aumentar as vendas e a eficácia das campanhas de marketing. O foco da estratégia é o cliente. Tudo gira em torno do que pode ser feito para captar, manter e expandir a base de clientes.

Direcionamentos do CRM

Segmentação de clientes
Identificar e classificar as necessidades e interesses dos consumidores, o que possibilita criar ações qualificadas para cada tipo de público.
Estudo de comportamento
Manter armazenadas informações importantes, baseadas em comportamentos anteriores do cliente, para antecipar seus próximos passos.
Atração de novos leads
O CRM, ao manter um sistema integrado de dados, permite que marketing e vendas trabalhem em estratégias conjuntas de captação.
Fidelização e gestão de clientes
Manter os clientes antigos é mais barato do que conquistar novos, portanto é fundamental reter os clientes já conquistados. O CRM foca no gerenciamento dessa base para fidelizar, desenvolvendo consumidores leais e lucrativos. Com informações reunidas e confiáveis, pode ser feito um direcionamento eficaz de campanhas de marketing e vendas.

Componentes do CRM

Vendas
Um sistema de CRM deve ajudar a empresa a vender mais em menos tempo. Ou seja, deve realizar algumas etapas de forma automatizada, liberando o time de vendas para tarefas mais importantes.
Marketing
A integração do CRM permite o acompanhamento da jornada do cliente pelo funil de vendas. Dessa maneira, a empresa pode antecipar estratégias de marketing para acelerar as ações dos consumidores.
Atendimento ao Cliente
A experiência do cliente deve ser agradável antes, durante e depois da compra. O CRM deve possibilitar o suporte ao cliente e a solução dos seus problemas relativos ao processo de compra. Para isso, deve oferecer um autoatendimento descomplicado e disponível 24 horas por dia, em todos os canais da empresa.

Vantagens de um sistema automatizado de CRM

Ao instalar um sistema de CRM, a empresa ganha a possibilidade de integração com programas de e-mail e outras ferramentas. Além disso, permite:
• Acompanhar a etapa do funil de vendas em que o cliente se encontra;
• Identificar leads qualificados;
• Configurar produtos, modelos de negócio e colaboradores;
• Manter um registro de atividades e contatos com o cliente;
• Verificar relatórios, para simplificar as tomadas de decisão;
• Automatizar processos.
Um software de CRM amplia as oportunidades de otimização das campanhas de marketing, vendas e o desenvolvimento de novos produtos. Possibilita maior interação entre os setores da empresa e estreita o relacionamento com os clientes.

E a sua empresa? Já conhece as vantagens de manter um sistema de CRM? Converse com os especialistas em Marketing Digital da Prelo Comunicação e esteja pronto para alavancar as suas vendas!