A Inteligência Artificial já está em nosso dia a dia e quem ignora este fato está perdendo terreno. As plataformas conversacionais e os assistentes virtuais têm trazido inúmeras vantagens para as empresas. Em primeiro lugar, pela disponibilidade. Afinal, sem nenhum esforço, ficam disponíveis 24 horas por dia, em 7 dias da semana.
Em segundo lugar, pela redução dos recursos gastos em infraestrutura e do custo por atendimento. Além de oferecer a possibilidade de otimizar, no mesmo canal, contatos receptivos e ativos, com o uso de anúncios e divulgações. Finalmente, em um chatbot para Whatsapp, a facilidade de utilização de formatos variados, que é uma característica deste aplicativo.
O potencial dos sistemas conversacionais para impulsionar os negócios é nítido, pois possibilita interação imediata com os consumidores. Esta é a era digital e estes são os novos tempos.
O que é um chatbot
Chatbots são programas de computador responsáveis por simular uma conversa humana. Ou seja, são os robôs virtuais de atendimento ao cliente, elaborados a partir de algoritmos de Inteligência Artificial. Chat significa conversa e Bot vem da palavra robot, que é robô em português.
A qualidade de um chatbot está relacionada à sua habilidade em proporcionar uma experiência agradável, eficiente, clara e fluida. A ideia é promover um contato o mais próximo possível do natural, visando o atendimento a um ser humano. Isso significa humanizar a interação e desenvolver um script que atenda aos objetivos da empresa e às necessidades do cliente.
É importante investigar o consumidor, conhecer suas expectativas e saber como ele gostaria de ser atendido. Dessa maneira, define-se o perfil do robô, desde tom de voz e grau de formalidade até a amplitude da conversação.
Como funciona uma chatbot para Whatsapp
O Whatsapp é, atualmente, a mais popular ferramenta de mensagens instantâneas. O aplicativo permite, além de comunicação por texto, envio e recepção de mensagens multimídia, como fotos e vídeos. Por outro lado, funciona em qualquer smartphone e em computadores pessoais.
Sua popularidade se deve à simplicidade e a uma interface intuitiva e direta, com abertura para diferentes tipos de interação. A plataforma possibilita, por exemplo, o envio e compartilhamento de mensagens, ligações de voz e chamadas em vídeo.
Um chatbot para Whatsapp permite um contato privado e imediato com o cliente, em tempo real. As mensagens são criptografadas e, com o Whatsapp Business, consegue-se um aproveitamento profissional do potencial de comunicação do aplicativo. De fato, para se criar um chatbot para Whatsapp é necessária a versão Business API, destinada a empresas.
Aplicações do chatbot para Whatsapp
Ampliar a comunicação com o cliente, esclarecer dúvidas, atender demandas, divulgar promoções, receber pedidos, são algumas das possibilidades. Além da própria venda direta, um chatbot para Whatsapp pode servir a vários propósitos:
• Atrair novos clientes;
• Qualificar leads;
• Promover novos produtos e serviços;
• Oferecer promoções exclusivas;
• Direcionar os primeiros passos de uma compra;
• Oferecer informações e conteúdo útil;
• Engajar clientes;
• Acompanhar o pós-venda;
• Promover pesquisas de satisfação, de mercado ou de opinião;
• Fazer atendimento receptivo;
• Realizar agendamentos e reservas.
Um chatbot para Whatsapp é uma excelente ferramenta para automatizar a comunicação com o cliente. Os benefícios que traz para a empresa são inúmeros, como disponibilidade integral, agilidade de atendimento e economia de recursos. Ainda é um recurso escalável, que pode ser redimensionado e repetido sem custos significativos.
Porém, é somente um recurso, que deve estar integrado ao planejamento de marketing e ao estudo do perfil do consumidor. De modo geral, todas as estratégias e ferramentas devem estar subordinadas aos objetivos da empresa.
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