A crise internacional provocada pelo surgimento da Covid-19 aponta para mudanças sobre o comportamento da sociedade. Um estudo de uma consultoria americana concluiu que a pandemia fez surgir uma nova geração de responsabilidade social corporativa. As pesquisas foram feitas com profissionais de empresas de pequeno e médio porte. No final, a empresa alertou para o fato de que líderes de empresas deverão repensar suas escolhas depois dessa experiência. Um destaque dessas mudanças é a comunicação estratégica, sobretudo em relação à informação compartilhada.
O isolamento social fez com que as empresas adotassem algumas políticas emergenciais, como o home-office, férias coletivas e afastamentos. Entretanto, o retorno ao trabalho acontecerá, de uma forma ou de outra, e é importante que seja de forma segura. A transparência nas informações é essencial para transmitir tranquilidade e segurança.
A comunicação estratégica no retorno ao trabalho
As empresas devem compreender que é natural que as pessoas tenham medo de interagir novamente no ambiente de trabalho. Portanto, precisa ter atitudes concretas e fornecer informações que passem credibilidade e calma aos colaboradores, através dos canais oficiais.
As ações tomadas para garantir a saúde dos colaboradores devem ser do conhecimento de todos, antes do retorno às atividades.
Que canais e mensagens devem ser usados?
A comunicação com os colaboradores deve ser o mais amigável possível. Email, cartazes e compartilhamento de vídeos e podcasts pelos grupos de Whatsapp, são ótimas opções. Especialistas podem ser convidados para atestar a efetividade das ações da empresa e transmitir tranquilidade.
Mensagens da presidência são excelentes instrumentos para aumentar a proximidade e demonstrar a preocupação e a empatia da instituição. A possibilidade de compartilhamento com as famílias ainda valoriza e acolhe o colaborador.
A linguagem deve ser informal, em sintonia com as equipes, e as mensagens devem ser positivas e incentivadoras. Não devem ser esquecidos aqueles que continuarem, ainda por um tempo, trabalhando remotamente. Da mesma forma, as informações precisam alcançar, também, as outras pessoas que circularão pela empresa.
Outro movimento crucial nas ações de comunicação, na volta ao trabalho, é a criação de canais de escuta. Tanto pelas lideranças quanto através de ouvidorias, o colaborador deve ter como receber atenção e ser ouvido, nesse momento especial.
Comunicação estratégica antes do retorno ao novo normal
Algumas providências devem ter sido tomadas antes da volta ao trabalho, dentro do planejamento da comunicação estratégica. É o caso da criação de materiais, como:
• Comunicados;
• Manuais de conduta em redes sociais (políticas da empresa);
• Manuais de conduta para liderança;
• Manuais de conduta do RH, em relação aos procedimentos burocráticos;
• Treinamentos.
A comunicação interna deve ser transparente e rápida, evitando ruídos e informações falsas sobre possíveis contágios de colaboradores. Prestar apoio à família e aos colegas mais próximos, nesses casos, é salutar. A liderança deve estar preparada para isso.
A comunicação externa também deve ser ágil e efetiva, embora preservando as pessoas e seus familiares. A forma como serão fornecidas as informações deverá estar definida, nesse momento.
Envolvimento total do setor de comunicações
Seja na criação das ações internas, seja nos contatos externos, a área de comunicação deve ser acionada. Manter a sociedade informada sobre as ocorrências da Covid-19 é responsabilidade da empresa. Por isso, é sempre bom manter comunicados prontos, aprovados e alinhados.
Informações veiculadas nas redes sociais e um relacionamento ruim com a imprensa podem provocar crises na imagem da empresa. Portanto, monitoramento e gerenciamento de crise são fundamentais. Por outro lado, ações sociais podem agregar valor à marca.
Nada será igual, no retorno às atividades. O “novo normal” é ainda uma incógnita, mas, certamente, virão muitos desafios. Sairão na frente aquelas empresas que estiverem preparadas para se adaptar e enfrentar, com agilidade, as dificuldades que se apresentarão.
Uma boa comunicação estratégica tem o objetivo de manter o equilíbrio e uma boa imagem da organização. Dessa maneira, profissionais capacitados podem fazer a diferença nesse momento.
Conte com a equipe da Prelo Comunicação para o apoio necessário, quando chegar o momento de recomeçar.
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