Para todos os nascidos depois dos anos 80, a Internet é um ambiente natural e trivial, tal foi a força do seu impacto e a velocidade de sua expansão. Entretanto, essa rede global de computadores interligados, utilizando um mesmo conjunto de protocolos, o TCP/IP, é relativamente nova. Nasceu nos Estados Unidos no final da década de 60 e foi se aperfeiçoando e disseminando mundialmente durante os anos que se seguiram. No Brasil, a Internet começou a se popularizar em 1994, quando saiu dos meios acadêmicos e começou a ser comercializada pela EMBRATEL. Mas a arrancada da web fez com que, em cerca de apenas 20 anos, o marketing tradicional fosse substituído pelo Marketing Digital na Internet.
E qual é a diferença entre o marketing tradicional e o digital? Interação. O objetivo continua sendo a criação de estratégias de ação para criação de valor sobre um produto, serviço ou marca. Porém, o formato das campanhas sofreu alterações em função das mudanças no comportamento do consumidor.
O Marketing Digital
Marketing digital é a soma dos esforços de marketing direcionados ao ambiente digital. A finalidade é potencializar o marketing tradicional para obter a mesma eficácia do marketing direto, utilizando meios digitais. Nesse sentido, é fundamental perceber que o ambiente digital criou um novo consumidor, que é bem informado, exigente e atento.
Além disso, o mundo cresceu mas as distâncias diminuíram, e o cliente está a um clique de distância da empresa, seja ela pequena ou grande. Ou seja, um bom posicionamento online permite a visibilidade, possibilita a identificação com a marca e aumenta oportunidades de vendas.
Com as estratégias corretas, ganham os consumidores e também as corporações. As ações podem ser construídas para atrair e conquistar um segmento de público ideal para a empresa, racionalizando custos e esforços. E ser especialista na identificação desse perfil alvo é o maior fator de sucesso das campanhas.
O Marketing Digital na Internet
Para construir uma ação de marketing digital, não basta apenas estar online, criar um site institucional ou uma loja virtual. O formato estático dos primeiros negócios digitais manteve o distanciamento na relação com o consumidor final. Hoje, o alvo não é mais o produto, mas a experiência da jornada de compra.
É evidente que a presença digital é fundamental para que a empresa seja encontrada na Internet, mas isso não basta. Com a totalidade dos negócios migrando para o ambiente virtual, o importante é estar no topo das buscas. Além disso, o cliente em potencial deve encontrar respostas e soluções para seus problemas.
Para isso, é necessário criar estratégias para atrair e envolver a audiência, aumentando o engajamento com a marca. Existem vários conceitos novos dentro do marketing digital que possibilitam a elaboração de ações que alcancem esse objetivo.
Principais conceitos do Marketing Digital
São conhecimentos necessários para se trabalhar dentro do marketing digital. As ações direcionadas para os diversos canais como sites, blogs, redes sociais e e-mails, passam por uma formatação baseada nesses conceitos.
Persona
A persona é um perfil fictício que representa o comprador ideal, baseado nas características dos potenciais consumidores reais.
Funil de Vendas
É a jornada de compra, ou seja, as etapas do processo. Compreende a identificação do problema, a consideração de compra e o fechamento do negócio.
Leads
Representam os contatos obtidos pelas estratégias, sobre os quais se trabalha a condução pelo funil de venda.
CTA
São as chamadas para a ação, os botões que direcionam o consumidor para a próxima etapa do funil de vendas.
SEO
Ações que otimizam as publicações para serem encontradas pelos mecanismos de busca.
Estratégias de Marketing Digital na Internet
Com esses conceitos em mente, são montadas as mais conhecidas estratégias de marketing digital na Internet. É importante ressaltar que os resultados, ou as métricas, de uma campanha devem ser sempre obtidos, analisados e acompanhados.
Inbound Marketing
Estratégia de atração, busca entender as dores e oferecer solução para os desejos da persona, através dos canais de comunicação.
Marketing de conteúdo
Consiste no processo de publicação de conteúdos relevantes para atrair e encantar a audiência. Oferece uma maneira consistente de posicionamento da marca, pela oferta de soluções para os consumidores.
Email Marketing
É uma forma de contato e comunicação com os leads obtidos, para fortalecimento da marca e ações de vendas.
O Marketing Digital na Internet possui um campo infinito de possibilidades, e está em constante evolução. Uma empresa que queira se posicionar e manter um negócio digital de sucesso deve conhecer bem seu nicho e seu público. Em seguida buscar apoio para seguir o passo-a-passo do marketing digital.
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