Ei você, me doa um pouco do seu tempo? Ou melhor, invista seu tempo em mim e descubra que eu sei o que você precisa.

Com a evolução do marketing digital o funil de vendas tem se fragmentado todos os dias, e nesse processo, entrar em contato com a persona tem se tornado uma guerra que vale apena travar. E para te ajudar com isso, hoje, vamos falar de Copywriting, a arte da escrita persuasiva.

 O Copywriting é uma técnica de produção de textos estratégicos capazes de conduzir o leitor a tomar uma determinada atitude. Ou seja, seu objetivo é criar uma mensagem com tom de voz, apelo e timing perfeitos e adequados à persona.

Por ser uma tática baseada na linguagem, que é múltipla, a técnica pode ser usada para promover um produto, uma ideia, um negócio e até mesmo uma pessoa. O importante é haver uma oferta que atenda às necessidades e desejos de um público.

No marketing digital, cada fase da sua jornada de compra deve ser encarada com a mesma importância de uma venda. Por isso, trabalhar bem com copywriting é fundamental para otimizar suas conversões de: desde visitantes a clientes.

Em primeiro lugar, é preciso desenvolver uma oferta com uma boa proposta de valor. Pode ser desde um material rico gratuito a um serviço de pós-venda pago, não importa: é essencial que ele tenha qualidades que possam ser exploradas.

Se a oferta gera valor para seu público, o trabalho do copywriting é torná-lo perceptível. Atributos como criatividade, autoridade, objetividade e persuasão são, portanto, essenciais. Veja, em seguida, como produzir um copy que converta.

Para Rafael Albertoni, fundador da Sociedade Brasileira de Copywriting (SBCopy), “O copywriting é considerado a arte e a ciência de criar uma comunicação com o objetivo de gerar uma ação como resposta”. De acordo com Rafael, são necessários 5 passos para criar bons copys:

  1. Tenha atenção para você

No copywriting, chamar a atenção não tem nada a ver com atrair uma grande quantidade de visitantes para sua oferta. É preferível, que esse número seja reduzido, desde que sejam, de fato, potenciais clientes. Captar o olhar da persona logo no início exige um profundo estudo do seu mapa de empatia para identificar a melhor abordagem.

  1. Crie laços

A conexão entre sua marca e a persona deve ser estabelecida com apelo emocional. Quando as pessoas se veem representadas em uma situação, uma história ou uma necessidade, elas naturalmente seguem adiante. Essa ligação é primordial para que a persona veja você não como um vendedor, mas como um parceiro — e o copywriting é que vai quebrar o clima, mostrando ao cliente que você vai ajudá-lo a alcançar seu objetivo.

  1. O problema existe

O problema da persona está para o copywriting assim com o conflito está para a jornada do herói. É nesse momento que você deve lançar uma ideia que tenha a ver com a persona e que gere identificação e aderência imediata. É possível falar tanto de um problema recorrente quanto abordar as consequências, caso a persona não tome a decisão sugerida pelo copy.

  1. Se tem problema, tem solução

A solução deve ser tratada como um plot twist para fazer com o que o problema se torne minúsculo, valorizando sua proposta de valor. De forma básica, essa solução deve resolver diretamente o problema que você mesmo apresentou. Além de mostrar o que seu produto ou serviço pode fazer e como ele pode solucionar o problema da persona, procure enfatizar um benefício específico.

  1. Venda

Você já atraiu a atenção, criou laços, mostrou problemas e apresentou soluções, agora é o momento de prosseguir com essa amizade entre empresa e persona, conte para ela que você pode ajuda-la e faça sua oferta. A esta altura, a persona já estará envolvida e as chances de conversão serão maiores. Aliar a oferta de conteúdo ou venda com uma garantia real de funcionalidade do produto ou serviço, além de incluir depoimentos e opiniões de clientes que já experimentaram a solução.

 Mas quem é esse Deus da escrita que falta na minha agência?

O profissional responsável pela estratégia é o copywriter, cuja profissão tem se tornado amplamente procurada para os mais diversos tipos de estratégia digital. Enquanto o termo em inglês se refere a qualquer profissional de texto, no marketing digital, ele é usado para se referir ao profissional que escreve textos com foco em conversão. Para isso, ele utiliza desde técnicas de escrita a métodos da psicologia.