Datas comemorativas no marketing digital:
lá vem o Natal!
Para uma marca conseguir engajamento nas redes sociais, a principal estratégia é criar uma afinidade com o consumidor. Por este motivo, as datas comemorativas são tão importantes, pois as pessoas já estão inclinadas a valorizar o conteúdo temático.
Geralmente, é uma ação do marketing digital com muito bons resultados. Afinal, nesses dias as pessoas já esperam conteúdos e promoções relacionados com a data. Portanto, estão mais propensas a realizar uma ação, pois, provavelmente, já refletiram a respeito.
As grandes datas comemorativas do ano no Brasil
As principais datas brasileiras para uma marca apostar e investir são Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Contudo, apesar da expectativa de aumento de vendas, crescem também o esforço e o custo necessários para competir pela atenção do público. De fato, pequenas e grandes empresas direcionam seus investimentos com o objetivo de se destacar nestes períodos.
Por isso, nem sempre as principais datas são as mais compensadoras, especialmente para pequenos negócios. Embora não possam deixar completamente de lado, é preciso entender que vencer as grandes corporações não é tarefa fácil.
Nesse sentido, para potencializar as oportunidades, o mais importante é se preparar e fazer um bom planejamento.
Como usar estratégias de marketing em datas comemorativas?
Em primeiro lugar, é preciso definir que datas comemorativas são estratégicas para seu negócio e seu público-alvo. Datas como o Natal, por exemplo, requerem estratégias de marketing mais eficientes, num ambiente tão concorrido como a Internet.
Talvez o seu produto não tenha uma ligação tão forte com a data comemorativa, mesmo que seja o Natal. Desse modo, investir muito em marketing em datas pouco proveitosas pode significar desperdício de tempo e dinheiro.
Se, por um lado, pode não ser um bom momento para algumas marcas investirem, para outras é o momento ideal. Empresas cujos produtos sejam facilmente transformáveis em presentes podem ter um grande aumento nas vendas, com boas estratégias.
O mais importante é planejar com antecedência
Marcas que lançam ações bem elaboradas, com antecedência, podem se beneficiar com o tempo e o planejamento financeiro. Com efeito, campanhas feitas em cima da hora podem sair mais caras e mal feitas, com resultados ineficientes.
Inclusive, sua equipe pode não estar preparada para um grande aumento repentino na demanda de trabalho. Portanto, prepare sua equipe e utilize o tempo para incentivar seus clientes a se prepararem para aproveitar suas ofertas.
Além disso, cada canal digital possui características diferentes e você deve investir mais forte onde está o seu público. Por outro lado, usar mais de uma estratégia, ao mesmo tempo, pode aumentar suas chances de sucesso.
Datas comemorativas pedem estratégias de marketing especiais
Para começar, é necessário preparar o site para receber os visitantes e possíveis compradores. Dessa maneira, você evita perder um negócio por algum problema técnico que prejudique o fechamento da compra pelo consumidor.
Em seguida, garanta que os produtos expostos na página inicial estejam de acordo com a data comemorativa. E, ainda, cheque se as descrições dos produtos são atrativas e usam técnicas para convencer o cliente a comprar o seu produto. Ou seja, proporcione ao usuário uma boa experiência, de tal forma que ele se decida pela compra.
Crie posts criativos e com apelo visual para as redes sociais e abuse dos anúncios no Google Ads e FaceAds. No dia seguinte à data comemorativa, aproveite o gatilho e faça uma promoção especial para queimar estoque de algum produto.
Logo após o término da campanha, analise os resultados, observando os erros e acertos para aprimorar futuras ações nessa data.
Defina as Condições Comerciais
Tão importante quanto a campanha de marketing, é o benefício especial que vai atrair clientes e aumentar as vendas. Afinal, seu público já espera alguma vantagem da sua marca nas compras em datas comemorativas.
Seja em forma de descontos, seja em brindes, frete grátis ou combos, é essencial usar a criatividade. Entretanto, calcule bem os seus custos, para que o aumento de faturamento não traga prejuízo, ao invés de lucro.
Então, já é hora de começar a planejar: lá vem o Natal! Boas vendas!
Conte com a Prelo Comunicação para suas campanhas de marketing digital nas datas comemorativas (e durante todo o ano)!
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