Vender pelo Instagram: comece agora!

O número de usuários ativos no Instagram ultrapassa 95 milhões no Brasil. Além disso, quase a totalidade desses usuários usa a rede social para pesquisar produtos e serviços. Portanto, deixar de vender pelo Instagram é perder espaço para o seu concorrente.

Criar uma conta comercial no aplicativo não custa nada e você pode converter a sua própria conta pessoal. Inclusive, o Instagram ainda permite vincular uma página do Facebook para ampliar o alcance do seu negócio.

Como vender pelo Instagram e valorizar sua marca

O Instagram já é uma ferramenta poderosa de negócios, seja para a venda de produtos ou para a prestação de serviços. Criar um perfil na rede agrega valor à sua marca, pois mostra profissionalismo e modernidade.

Contudo, vender pelo Instagram não é só ter um conta comercial. Você precisa conhecer o seu público, para ancorar sua estratégia de Marketing Digital nesse conhecimento.

Para isso, é necessário conhecer as dores e desejos do seu potencial cliente, ou seja, definir sua persona. Somente assim, você consegue direcionar a produção de conteúdo, engajando e fidelizando seu público.

Perfil comercial completo

O perfil comercial disponibiliza funcionalidades específicas para o marketing das empresas. Por exemplo, você pode criar anúncios, visualizar relatórios de performance, inserir link nos Stories e criar uma loja.

Para começar, insira todos as informações na Bio para que as pessoas identifiquem o seu negócio. Além disso, uma imagem da logo ou da fachada na empresa como foto do perfil cria sua identidade na plataforma.

A bio do Insta permite uma descrição livre de 150 caracteres. Portanto, aproveite para descrever a marca da forma como quer ser identificado. Use hashtags do seu nicho, emojis e símbolos e crie uma Linktree, para direcionar seu público para outros canais.

É possível, também, inserir um link para o WhatsApp, para ligar seus seguidores diretamente com o app de mensagens.

Configure sua loja para vender pelo Instagram

Você ativa a função Loja Instagram e, em seguida, o ícone da loja aparece automaticamente no perfil. Assim, você pode habilitar o modo de compras, mostrar seus produtos, colocar etiquetas com preços e vender na rede.

No entanto, você precisa de um perfil comercial, um catálogo de produtos no Facebook ou um e-commerce. Para criar o catálogo de produtos, é preciso abrir uma conta no Gerenciador de Negócios.

Faça uma boa página de detalhes do produto, com o máximo possível de informações, para gerar confiança nos consumidores. Dessa maneira, não apenas mostre credibilidade, como também diminua as ocorrências de devolução ou troca do produto.

Use boas imagens e vídeos editados

Em geral, as pessoas no Instagram dão prioridade às publicações mais atrativas e de qualidade. Portanto, para que elas se interessem pelo seu produto, em primeiro lugar elas devem ser atraídas pelas suas imagens.

Nesse sentido, você pode utilizar os filtros do Instagram e editar pelo próprio aplicativo. O importante é criar um material que seja atraente e sedutor.

Porém, evite textos longos, pois a maioria dos usuários do Instagram está mais interessada nos vídeos e nas fotos. Procure também incluir uma CTA, isto é, uma chamada para que o usuário execute algo que seja vantajoso para a marca.

Stories, Reels e IGTV

Os Stories são indispensáveis para quem quer visibilidade no Instagram, pois:

  • Ficam disponível no topo do feed do aplicativo por 24 horas;
  • Aumentam a interação com o público;
  • Permitem medir as interações, como visualizações, visitas ao perfil, respostas e compartilhamentos;
  • Não são influenciados pelos algoritmos da rede social.

Já o Reels, similar ao TikTok, permite a produção de vídeos curtos, com efeitos de edição avançados e dinâmicos. O Instagram permite vender nos Reels, ou seja, os seguidores podem clicar nas marcações para comprar um produto.

O IGTV, por outro lado, permite vídeos de até 60 minutos, podendo ser aproveitado para fazer apresentações e gerar autoridade. Dessa forma, pode ser uma boa oportunidade para tirar dúvidas, mostrar dicas e despertar o desejo dos seus clientes.

Invista em anúncios para vender pelo Instagram de forma consistente

Os anúncios possibilitam segmentar e alcançar pessoas qualificadas para o seu negócio. Por isso, explore todos os tipos de anúncios no Instagram: Stories, Feed, Coleção, Explorar e Instagram Shopping.

Para vender pelo Instagram, é interessante também criar uma estrutura de recebimentos, através de links para pagamento online. Utilize um intermediador de pagamentos, como PagSeguro, PayPal ou PicPay, para receber, emitir boletos e fazer parcelamento nos cartões de crédito.

Acima de tudo, interaja! De nada adianta montar um planejamento, definir estratégias, publicar e não dar assistência. Responda aos comentários, perguntas, marcações, menções e, principalmente, ao Instagram Direct.

Boa sorte!!! A Prelo Comunicação traz semanalmente todas as informações que você precisa para que sua empresa cresça no meio digital. Acima de tudo, nossa equipe está sempre disponível para construir esse sucesso com você!