Isolados e confinados dentro de casa, os internautas contam agora com uma nova mania. As lives nas redes sociais se tornaram algo comum. Começaram com shows musicais beneficentes e se expandiram de forma rápida, pois o mercado percebeu seu potencial para alavancar negócios. Seja no Instagram, no Facebook ou no Youtube, as transmissões ao vivo iniciam a todo momento. Muitas ainda visam o entretenimento, mas uma parte considerável já compartilha conteúdo e busca aproximar clientes.
Não há dúvidas de que a pandemia aumentou o consumo de internet, de uma maneira geral. Com tempo de sobra, as pessoas procuram algo para aprender e conseguem acompanhar conteúdo de longa duração. Então, as lives nas redes sociais oferecem um caminho para as empresas acessarem seus clientes e obterem engajamento e cumplicidade.
Dessa forma, a presença nas redes sociais oferece à marca mais uma possibilidade de transição do físico para o online. A pandemia forçou a tomada de ações para adequação dos negócios, e, nesse processo, novas perspectivas estão aparecendo. Esse novo tipo de abordagem pode render bons frutos e ter chegado para ficar.
Mas o que é uma live?
Uma live é uma transmissão em que o internauta acompanha um evento no momento em que ele acontece. As interações também são possíveis, através de curtidas e comentários, além de participações ao vivo. As principais redes sociais já possuem esse recurso, que é bem simples de usar.
Embora Instagram, Facebook e Youtube tenham características e objetivos diferentes, as três plataformas passaram a oferecer essa possibilidade. Isso confirma o potencial das lives para atrair audiência e impulsionar negócios. Afinal, seja qual for o nicho de mercado de uma empresa, certamente o seu público estará em alguma rede social.
Lives nas redes sociais combinam oferta e demanda por conteúdo ao vivo
O home office e o isolamento social podem explicar a popularidade das lives nas redes sociais. Por um lado, criadores de conteúdo trabalhando em casa e, de outro, consumidores buscando distração e conhecimento na internet.
As transmissões culturais e de entretenimento evidenciam de forma substancial uma determinada marca. Trata-se de uma estratégia na qual uma empresa patrocina um artista, em uma live direcionada para seu público alvo. A divulgação e o próprio evento nas redes sociais chegam ao público onde ele estiver, carregando a imagem da empresa.
Portanto, faz-se uma conexão entre a comunidade de fãs do artista e a marca, conhecida como marketing de influência. Como o consumo de conteúdo pelos meios digitais aumentou bastante durante a quarentena, os resultados têm sido compensadores.
Conhecimento compartilhado em lives nas redes sociais
Um outro direcionamento para as transmissões ao vivo é o de oferecer conteúdo vivo, com especialistas e entrevistas. O potencial do audiovisual para o engajamento do público é forte. Somado a um conteúdo rico, bem planejado e útil, com possibilidade de interação, promove a aproximação do público ideal desejado.
De fato, é possível ter resultados muito bons, onde o aumento da visibilidade e a fidelização da audiência geram vendas. É importante, nesse caso, estimular a participação por meio de abertura para perguntas e comentários, que serão respondidos ao vivo. Esse é o grande diferencial das lives nas redes sociais.
Luz, câmera, ação!
Uma apresentação ao vivo demanda planejamento e ensaio, para que o foco não seja perdido. Os testes com os equipamentos, o cenário e a iluminação também são aspectos importantes. E, por fim, a divulgação é imprescindível para que o evento atinja a audiência e o objetivo esperados.
Incluir lives nas redes sociais, dentro da estratégia de marketing digital, tem se mostrado uma estratégia vantajosa para as empresas. Uma transmissão caprichada aumenta as chances de atrair público, aumentar o alcance da marca e gerar leads qualificados e vendas.
Esse é o momento de marcar presença e se destacar no ambiente digital!
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