Confira 20 ferramentas do Google para sua empresa

 

O marketing digital procura, em primeiro lugar, os melhores caminhos para alcançar as melhores performances. Afinal, o objetivo é tornar a marca visível, atrair e fidelizar clientes, ou seja, conquistar bons negócios para a empresa. Nesse sentido, as análises também são fundamentais para saber se as vias escolhidas foram as mais adequadas.

Para ajudar você, não só a otimizar suas páginas, mas também monitorar seu site, fazer campanhas e se organizar, o próprio Google disponibiliza ferramentas.  Acompanhe, por exemplo, 20 opções para análise de dados, criação de conteúdo, planejamento e gestão.

Boa leitura e bom proveito!

Ferramentas do Google essenciais

O Google, uma das principais empresas do mundo digital, oferece diversas soluções para empresas que, simultaneamente, reforçam sua liderança. A maioria é gratuita e, com toda certeza, você já usa muitas delas. Então, vamos conferir?

As mais conhecidas

1-Google Chrome

Gratuito, é, antes de mais nada, o canal de busca mais usado no mundo para rastrear, indexar e exibir informações da internet.

2-Gmail

Plataforma de e-mails do Google, disponível tanto para contas pessoais como para empresas. Na versão pessoal, ela é gratuita, bem como seu uso é generalizado. Entretanto, a versão empresarial oferece mais recursos, como segurança dos dados, maior capacidade de armazenamento e backup das informações.

3-Google Drive

Todos os documentos criados nas plataformas do Google, como Docs, Planilhas, Slides e Formulários, são salvos automaticamente no Drive. Dessa forma, funciona como um banco de dados onde arquivos e pastas podem, ou não, serem compartilhados. Contudo, a versão gratuita possui limitação de espaço.

4-Google Meet

Permite a realização de reuniões online, com a inclusão de até cem pessoas por sala. O Google Meet, além disso, possibilita a gravação dos encontros, compartilhamento de arquivos de apresentação e uma janela de mensagens. A versão gratuita limita o tempo em 1 hora para chamadas não individuais.

5-Google Agenda

Mais do que incluir informações de local e horário, a agenda do Google permite programar notificações e, ainda, adicionar documentos.

Ferramentas do Google para análise de dados

6-Google Analytics

O Google Analytics é ideal para analisar a performance de sites e aplicativos, assim como realizar testes A/B. É gratuito e permite coletar informações sobre navegação de visitantes em relatórios preciosos para as estratégias de marketing.

Você pode ver, por exemplo, tempo de navegação, origem e perfil do visitante, pginas mais acessadas e velocidade de carregamento. Além disso, é possível conhecer os canais com melhor performance, que mais convertem, e mapear os conteúdos mais acessados.

7-Google Alerts

Essa ferramenta também é gratuita e, inclusive, é bem interessante para a clipagem de menções da empresa e concorrentes. Nela, você pode configurar tanto o horário para receber o alerta, quanto os termos de interesse e filtros de busca.

8-Google Trends

Indispensável para estratégias SEO, a ferramenta exibe, gratuitamente, a evolução da palavra-chave no tempo e seu volume de busca. Mais do que isso, ela relaciona as páginas da internet referenciadas pelo termo.

9-Google Data Studio

Gratuito, permite a visualização de dados através de gráficos e relatórios interativos e inteligentes, que ajudam na identificação de tendências. Possibilita a integração tanto com o Google Analytics, como também com o Google Ads e fontes externas ao Google.

Ferramentas do Google para o Marketing

10-Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio facilita a localização da sua empresa no buscador. A ferramenta disponibiliza a exibição de dados como: endereço, telefone, site, horário de funcionamento e fotos cadastradas.

11-Google Shopping

O Google Shopping é uma vitrine de produtos, que são exibidos no topo da página principal e na aba Shopping. Gratuito desde o ano passado, impulsiona vendas diretas, pois mostra informações sobre o produto e site onde ele está disponível.

12-Google Ads

O Google Ads é o recurso de anúncios do Google, responsável pela divulgação em todas as suas outras plataformas. Assim, seu anúncio ficará visível, seja no Google Chrome, seja no Youtube, no Gmail e na PlayStore.

13-Youtube Ads

Esta ferramenta está associada ao Google Ads e é um serviço de mídia paga para o Youtube. Através dela, você pode inserir conteúdos publicitários nos vídeos assistidos na plataforma.

Ferramentas do Google para conteúdo

14-Youtube

O Youtube é a plataforma de vídeos mais popular do mundo. Por isso, é uma ótima oportunidade para produzir e publicar conteúdo relevante e que engaje o seu público.

15-Google Keyword Planner

Ferramenta paga, associada ao Google Ads, ela mostra sugestões de palavras mais precisas que o Google Trends. É uma ferramenta muito importante para o marketing de conteúdo.

16-Google Forms

O Google Forms é uma ferramenta gratuita de criação de formulários perfeita para gerar leads. Além de garantir o acesso em qualquer dispositivo, o formulário pode ser distribuído por e-mail ou via link. Por outro lado, os dados recebidos podem ser exportados para o Google Planilhas.

17-Google Planilhas

Aplicativo gratuito que corresponde ao Excel, mas onde você pode compartilhar dados e atualizações em tempo real.

18-Google Docs

Funciona como o Google Planilhas, contudo, nesse caso, a correspondência é com o Word. Do mesmo modo, permite compartilhamento de visualização e edição.

19-Google Slides

Ferramenta de apresentação de trabalhos ou relatórios, similar ao Powerpoint. Assim como os outros dois anteriores, é um recurso gratuito, fica disponível na nuvem e salva automaticamente as alterações.

20-Google Livros

Mais do que uma boa base para pesquisas diversas, o Google Livros pode ser usado como biblioteca de treinamentos e documentações. Afinal, a ferramenta permite que os e-books sejam acessados em qualquer tela ou dispositivo.

Aproveite todas as vantagens e funcionalidades das ferramentas do Google e aumente sua produtividade e seus resultados.

Conte também com a experiência da Prelo Comunicação, em Assessoria e Marketing Digital, para acompanhar e assessorar a sua empresa.