WhatsApp Marketing é uma estratégia digital baseada no aplicativo mais usado em mobiles do mundo. O WhatsApp não é uma rede social, mas é uma ferramenta de comunicação que permite inúmeras possibilidades.
Portanto, é sensato deduzir que, muito além das conversas pessoais, o app tem grande potencial para vendas e marketing. Tanto isso é verdade, que o WhatsApp Business foi lançado em 2018.
E você? Já usa o WhatsApp Marketing no seu negócio?
Conhecendo o WhatsApp Marketing
O WhatsApp mudou a forma como as pessoas se relacionam, inclusive desbancando as ligações de celular. As interações através do aplicativo podem utilizar texto, imagens, vídeos, mensagens de voz e chamadas de vídeo.
O app não só é gratuito, como também sofre evoluções constantemente. E, assim, tornou-se um ambiente virtual que conta com um sem número de clientes em potencial.
Vantagens do WhatsApp Marketing
O WhatsApp Marketing pode ser poderoso, mas é bom salientar que a empresa deve responder pontualmente aos clientes. Ou seja, para gerar resultados significativos, a estratégia deve ter continuidade.
Veja abaixo algumas vantagens do WhatsApp, que justificam sua utilização no planejamento de marketing:
- É um app gratuito, seja na versão comum ou empresarial;
- É um aplicativo de mensagens instantâneas;
- Tem alcance em todos os segmentos;
- Permite o envio de mensagens para vários usuários ao mesmo tempo;
- Possibilita o contato por um canal privado;
- Permite a utilização de qualquer tipo de mídia;
- As mensagens enviadas são abertas, em 70% dos casos.
WhatsApp Marketing com WhatsApp Business
Com o intuito de dar suporte e impulsionar o marketing empresarial através do aplicativo, foi lançado o WhatsApp Business. A versão do aplicativo para empresas possui recursos diferenciados e, além de tudo, continua gratuito.
Com o WhatsApp Business, as empresas podem automatizar as conversas com clientes, ganhando agilidade nas transações comerciais. Alguns recursos do Business são perfeitos para empresas como, por exemplo, as listas de transmissão.
Dessa maneira, é possível acelerar a comunicação com os clientes e aumentar o potencial do WhatsApp.
Quando usar o WhatsApp Marketing?
O WhatsApp deve ser parte de uma estratégia maior, bem planejada, incluindo outros canais de acesso. Ou seja, o plano de ação corporativo deve incluir também o site da empresa, o e-mail e outras redes sociais.
O WhatsApp Marketing é, de fato, um caminho ágil para que o cliente fique em contato com a marca. Dessa maneira, existem algumas demandas que estão bem alinhadas com as características do aplicativo:
- Atendimento e relacionamento;
- Atração e retenção de clientes, com o envio de ofertas e promoções;
- Divulgação de conteúdo de valor;
- Compartilhamento de conteúdo viral;
- Veiculação de links direcionados para aumentar o tráfego do site;
- Impulsionamento de vendas, inclusive as iniciadas em outros canais;
- Envio de mensagens em massa;
- Prestação de serviços;
- Criação de grupos para interagir com os clientes;
- Humanização da marca;
- Realização de campanhas relâmpago pelo status do aplicativo;
- Pesquisas de satisfação.
Cuidados ao utilizar o WhatsApp Marketing
O WhatsApp é um canal ideal para tirar dúvidas e dar suporte. Portanto, pode ser responsável pelas ações de pré e pós vendas, ampliando a rede de apoio ao cliente.
Contudo, apesar das vantagens e facilidades do WhatsApp, algumas regras éticas devem ser seguidas.
Isso significa que deve ser evitado:
- Mensagens sem autorização;
- Horários inadequados;
- Enviar conteúdo muito pesado para carregamento;
- Praticar ações publicitárias;
- Solicitar ou divulgar informações de pagamento.
Para finalizar, vale ressaltar que o WhatsApp Marketing é prático, grátis e acessível a qualquer pessoa ou empresa. Basta, então, colocar a mão na massa, usar a estratégia e comemorar o aumento das vendas.
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