O Mercado Livre é um dos maiores marketplaces do Brasil. De maneira geral, é a melhor forma de entrada no e-commerce. Com o crescimento da plataforma, o Mercado Livre incrementou o negócio, criando o Mercado Pago.

O Mercado Pago é o braço financeiro do Mercado Livre. Para facilitar as transações online, a ferramenta cuida dos processos de pagamento, de maneira simples e segura.

Como funciona o Mercado Pago

No Mercado Pago, as formas de pagamento são disponibilizadas através de um link de pagamento. A ferramenta possui diversas facilidades, inclusive a possibilidade de integração com outros aplicativos.

Portanto, é possível enviar o link ao cliente em qualquer canal de mensagens. Por exemplo, ele pode ser transmitido através do WhatsApp, do Facebook Messenger ou do e-mail.
Isso significa incorporar mais facilidade nas transações comerciais. Dessa forma, a experiência do cliente nas compras online é otimizada.

É vantagem para o cliente, pois é mais ágil e já mostra todas as opções de pagamento disponíveis. Além disso, ao utilizar o link, ele é informado sobre como concluir a compra do produto.

Cuidados ao oferecer o link de pagamento do Mercado Pago

Ao mesmo tempo em que cria o link, o vendedor constrói uma página de checkout personalizada. As mensagens enviadas também podem ser customizadas, de acordo com o negócio.

Em outras palavras, mesmo com o negócio já fechado, ainda se pode preparar o cliente para uma recompra. Entretanto, as mensagens enviadas devem ser agradáveis e criar um movimento envolvente e motivador.

Por isso, aqui vão alguns alertas de situações que devem ser evitadas:
· Erros ortográficos;
· Falta de especificidade e clareza;
· Imagens em baixa resolução ou muito poluídas.

Como gerar o link de pagamento Mercado Pago

Para utilizar o serviço, é preciso criar uma conta de vendedor e fazer login na plataforma.
O login deve ser feito no desktop, para mais segurança. Logo, o acesso ao aplicativo pelo celular não é recomendado.

Depois de acessar a conta do Mercado Pago, aparece um menu de opções. Para criar o link, basta selecionar “Link de Pagamento” e depois clicar em “+”.

Preenchendo as informações

O usuário deve preencher o nome do produto, inserir uma foto e o valor de venda.

O menu “Mais opções” permite a escolha dos meios de pagamento que serão oferecidos através do link. Pode-se também informar um código de referência, a validade da oferta e uma URL que será acessada após o pagamento.

Feito isso, é só clicar em “Criar e compartilhar”, copiar a URL e enviar aos clientes, com as mensagens desejadas.

Por que usar o Mercado Pago é vantajoso?

Porque facilita o processo de vendas, tornando a dinâmica simples e rápida. Afinal, a simplicidade para o comprador pode fazer a diferença entre fechar a compra ou deixar para depois.

Além de permitir mais segurança e rapidez nas compras online, o cliente não precisa ter uma conta no aplicativo. Já para o vendedor, representa efetividade no fechamento da venda, com as opções de pagamento, prazos e taxas que escolher.

Autonomia, segurança, personalização e facilidade. Essas são, de fato, as vantagens para uma empresa oferecer a opção de pagamento pelo link do Mercado Pago.

Faça seu negócio decolar, com as dicas que você encontra em nosso blog. Acesse Prelo Comunicação, converse com nossos especialistas e bons negócios!