CTA, sigla para Call-to-action, é uma chamada, em texto ou imagem, para que o leitor execute uma ação. Ao entender o que é CTA, você terá em mãos uma ferramenta poderosa para direcionamento do seu lead.
Afinal, levar o visitante a um próximo passo no funil de vendas é fundamental para o Marketing Digital. CTA, nesse sentido, é aquela seta brilhante que indica o caminho.
Entenda o que é CTA e comande a ação
Existem diversos tipos de Call-to-action, entretanto, a mais eficaz é uma frase ou expressão turbinada com um link. Dessa forma, consegue-se direcionar o leitor para um outro post, para uma landing page ou para a página de vendas.
Porém, as CTAs podem estar em qualquer lugar e trazer bons resultados, como:
Home ou páginas do Site
Insira uma CTA direto na home do seu site, ou em uma página, ou até em todas. Dessa forma, por onde passar, o visitante será convidado para o objetivo do seu negócio.
Ex.: <Inscreva-se no curso!> ou <Assine a nossa newsletter!>
Redes Sociais
Nas redes sociais, utilize uma CTA para gerar engajamento na própria publicaão. Além disso, a descrição pode conter links para um próximo estágio do funil de vendas.
Ex.: <Curta e compartilhe com os seus amigos!>
Email Marketing
Ex.: <Confira essas dicas de presentes para encantar a sua mãe nesse dia especial!>
Posts no blog
Os artigos do blog atraem visitantes para consumir conteúdo e podem chamar para outro artigo ou para outra etapa. De acordo com uma estratégia definida, podem levar o lead até o fundo do funil, ou seja, para as vendas. Por isso, alinhe as calls-to-action com os objetivos de cada etapa.
Ex.: <Clique aqui e contrate online o seu melhor plano odontológico!>
Anúncios
Os anúncios de campanhas pagas são curtos, mas devem conter CTAs para potencializar sua efetividade.
Ex.: <Clique aqui e compre agora!>
Vídeos
Os vídeos são, com efeito, uma boa oportunidade de entender o que é CTA. Não apenas pode estar no texto de descrição, como também em uma sugestão dentro do vídeo.
Ex.: <Para realizar uma doação, basta clicar no link da descrição!>
Materiais específicos
Em ebooks e outros formatos de materiais ricos, é possível inserir CTAs e links para auxiliar nas estratégias do negócio.
Ex.: <Acesse o nosso blog e saiba mais sobre o assunto!>
O que é CTA para a estratégia de marketing digital
As CTAs ajudam a aumentar o tráfego e as taxas de conversão, de leads ou de vendas. Através dessa ferramenta, é possível coletar informações do usuário, além de acompanhar sua jornada dentro do funil de vendas.
O funil de vendas é um modelo estratégico, dividido em três etapas (topo, meio e fundo). Ele representa, dessa maneira, em qual parte do processo de compras o cliente está. Essas fases também são conhecidas como:
- Descoberta e aprendizado;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração de solução e decisão.
Chamada para a ação
Para extrair os melhores resultados com uma CTA, dentro do seu planejamento de marketing digital, é importante saber:
- Em que estágio está o visitante, dentro do Funil de Vendas;
- Qual é a persona para a qual a CTA será mostrada;
- O nível de conhecimento da persona sobre a sua atividade;
- O melhor formato para alcançar o objetivo (texto, imagem, botão, banner);
- A finalidade da CTA, naquele momento.
As chamadas para a ação devem usar preferencialmente verbos no imperativo. Ou seja, convocar para um movimento, a partir de uma instrução bem elaborada, inserida no lugar adequado e no momento oportuno.
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