Apps mobile são aplicativos destinados a clientes, com desenho específico para o formato mobile, ou seja, para o celular. Os objetivos dessas aplicações são estreitar laços com o público, facilitar a experiência do cliente e promover uma maior fidelização.

Contudo, nem sempre um negócio tem necessidade de ter um app mobile próprio. De fato, depende do porte da empresa, das necessidades do mercado e do público alvo.

O modelo do seu negócio comporta apps mobile?

Antes de optar por desenvolver um aplicativo para sua empresa, é preciso entender as suas necessidades. Por exemplo, se você tem um negócio local, um app mobile fará diferença para o seu público?

Além disso, como é o consumo do seu produto ou serviço? Necessita de atenção constante do cliente ou acesso imediato? Ou seja, o cliente terá interesse em manter um aplicativo no celular, mesmo após adquirir seu produto ou serviço?

Portanto, se o seu negócio não gera interações frequentes e a demanda de transações não é contínua, descarte a ideia. Por outro lado, se uma interação rotineira com o aplicativo traz vantagens para os clientes, é hora de providenciar um.

Seu cliente somente manterá um aplicativo instalado no celular, se for estimulado a interagir com a empresa. Logo, se o mesmo cliente usa o seu produto ou serviço repetidamente, então considere investir nessa ferramenta.

Apps mobile são aplicativos para o dia a dia

Os maiores exemplos de absoluta necessidade de apps mobile são os serviços bancários. Da mesma forma, o mercado alimentício digital teve um grande salto, devido à pandemia.

Nesses casos, os aplicativos ajudam a criar visibilidade para a marca e geram lucros, pois oferecem comodidade para os clientes. Isso significa que a finalidade maior de um app mobile é proporcionar conveniência ao consumidor.

Por esse motivo, eles devem ser funcionais e intuitivos, além de propiciar uma boa experiência ao usuário. Para isso, solte a criatividade, conheça o seu público e crie benefícios no atendimento ao cliente.

Um site responsivo é uma boa alternativa para os apps mobile

Um site responsivo possui elementos e layout otimizados e adaptados ao tamanho das telas em que será exibido. Esta é uma ótima opção para as empresas sem transações constantes com seus clientes, substituindo o desenvolvimento de um aplicativo.

Com foco na experiência do usuário de smartphones, esse formato de site oferece navegação fluida e gera autoridade para a marca. Dessa forma, é projetado para se adaptar a qualquer tipo de resolução gráfica, sem distorções.

Esse tipo de design identifica a largura do dispositivo e ajusta a página, de tal forma a aproveitar inteligentemente esses espaços. Isto é, todas as imagens, fontes e demais elementos ficam sempre proporcionais, independentemente do dispositivo que acessa o site.

Embora seu negócio dispense a necessidade de um aplicativo específico para smartphones, celulares representam o maior número de buscas online. Então, um desenho responsivo é essencial para melhorar o tráfego, aumentar os acessos orgânicos e facilitar as transações.

Vantagens dos apps mobile para sua empresa

Se você concluiu que um aplicativo mobile é uma boa ideia para seu negócio, conheça outras vantagens que ele trará:

Ajuda a transmitir uma imagem de inovação e modernidade

Um app para smartphones pode colocar sua empresa à frente no mercado e como referência digital dentro do seu segmento. Com efeito, apostar em novas tecnologias exalta a natureza moderna e inovadora da sua marca e aproxima a audiência mobile.

Oferece vantagem competitiva

O atendimento personalizado e descomplicado destaca o seu negócio em relação aos concorrentes. De fato, um app mobile proporciona visibilidade, contribui para a vinda de novos clientes e fortalece sua marca no mercado.

Cria uma experiência única

Ao inserir o aplicativo na sua estratégia de Marketing Digital, você pode oferecer algo exclusivo para seu consumidor. Dessa maneira, seus clientes usufruirão de uma experiência inovadora e diferenciada, proporcionada pela sua marca, enquanto usam seus smartphones.

Aumenta as vendas

O número de transações comerciais realizadas de forma online aumentou significativamente, devido ao impacto do isolamento social. Um app mobile é, então, uma alternativa digital prática, rápida e segura para alcançar esse mercado e expandir suas vendas.

Além de garantir ao seu cliente uma agradável experiência de compra, tende a atrair novos consumidores presentes nesse novo cenário.

Estimula a fidelização dos clientes

Um aplicativo mobile facilita o acesso aos seus serviços e produtos e permite oferecer condições especiais para os usuários. Desde que seja simples e prático, tende a fidelizar clientes, pois favorece e potencializa as interações com a sua empresa.

Além de tudo isso, os apps mobile permitem:

  • Carregamento mais rápido das funções, mais funcionalidades e melhor performance;
  • Conexão com a geolocalização do aplicativo, integração com a câmera e outros serviços;
  • Funções off-line;
  • Geração de notificações e atualizações para o usuário.

E então? Os apps mobile são para você?

Acompanhe o blog da Prelo Comunicação e acesse importantes conteúdos sobre Marketing Digital. Toda semana informações novas para ajudar você a traçar estratégias eficientes e vender muito mais!