Ganhando público rapidamente por sua agilidade e, também, sendo usado de maneira irresponsável por campanhas governamentais, o WhatsApp é o que vem à cabeça de todo mundo quando se fala em comunicação direta ou, pelo menos, das pessoas que possuem um smartfone com acesso à internet.
O aplicativo começou em março de 2009 com o objetivo de ser apenas uma ferramenta de troca de mensagens que, ao invés de usar o pacote de SMS do celular, usava a rede de internet, fosse ela Wi-Fi ou Dados Móveis. Porém, o aplicativo se popularizou despertando interesse de grandes empresas na área da comunicação, como a Facebook Inc. que, de acordo com o G1, comprou o aplicativo em 2014 por 22 bilhões de dólares.
Em fevereiro de 2019, o WhatsApp já estava na versão 2.19.34, o que significa que já passou por diversas atualizações. Atualmente, é capaz de realizar chamadas de voz, enviar imagens, vídeos e documentos, tudo pelo celular, também via uma extensão para computador que permite o celular se conectar ao PC, o WhatsApp Web.
Além disso, em janeiro de 2018, a empresa WhatsApp Inc. lançou a versão Business do aplicativo, voltado exclusivamente para pequenas e médias empresas. Essa versão tem recursos extras para ajudar a vida dos empreendedores que atendem seus clientes pelo smartphone, como, por exemplo, a automatização de mensagens e exibição de cartão de visitas, além de outras ferramentas que ajudam muito na hora de trabalhar.
Para o Marketing Digital, e criação do WhatsApp Business foi mais uma porta aberta para estreitar os laços entre clientes e empresas. Diferentemente do WhatsApp tradicional, com o Business o usurio se torna comercial e por isso, pode adicionar uma breve descrição sobre seu negócio, telefone, horário de atendimento, localização, endereço do site e e-mail, fortalecendo assim a imagem da empresa.
Nessa versão, algumas mensagens podem ser criadas e salvas para responderem aos clientes com maior facilidade e rapidez. Essas mensagens podem responder as perguntas mais frequentes relacionadas ao empreendimento, pode fornecer informações sobre entrega, descrições de serviços e/ou produtos, termos de uso e assim por diante.
Outra funcionalidade oferecida pelo app diz respeito à possibilidade de automatização de mensagens. Basicamente, são mensagens instantâneas que podem ser enviadas aos clientes quando o perfil estiver ausente, como, por exemplo, fora do horário de expediente da empresa. Vale lembrar que essa mesma função de mensagem automática serve para mensagens de apresentação ou saudação.
Lembra quando falamos da importância das métricas? Com o app é possível monitorar algumas estatísticas e dados referentes aos contatos e fluxos de mensagens. Sendo assim, a empresa tem controle sobre o número de mensagens lidas, entregues, enviadas e assim por diante.
Em resumo, o WhatsApp Business é uma excelente ferramenta para ajudar na agilidade da comunicação direta de sua empresa. Mas é importante lembrar que, não é só porque existe um aplicativo que entrega mensagens pré-programadas prontas para os clientes, que se pode deixar a desejar a comunicação de fato, de pessoa para pessoa.
É importante que se tenha claro que o app é uma ferramenta para não deixar o lead sem resposta alguma. Veja-o como uma secretária, que recebe ligações e anota os recados, mas nunca deixe de dar retorno aos clientes, como sempre lembramos, engajamento é tudo.
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